Para Stefan Zweig, celebridade literária da década de 1920, parte do charme de sua casa “romântica e nada prática” em Salzburgo, cidade da Áustria fica às margens do Rio Salzach, era o fato de ela ficar no sopé de uma colina alpina “inacessível de carro”.

Para o magnata automotivo Wolfgang Porsche, que comprou a vila do século XVII por cerca de US$ 9 milhões em 2020, a falta de acesso fácil é um problema de engenharia com uma solução cara: um túnel privado de quase 490 metros através da colina até uma garagem subterrânea cavernosa.

Se aprovado, túnel será instalado na charmosa Salzburg, que fica às margens do Rio Salzach, na Áustria – Foto: Adobe Stock

Cassa de Mozart e da Noviça Rebelde

A questão é se Salzburgo, a pitoresca cidade austríaca mais conhecida como a casa de Mozart e como cenário do filme “A Noviça Rebelde”, dará luz verde ao seu atual residente mais notável.

A extravagante caverna de carros se tornou o assunto da cidade, reacendendo o debate sobre se um município famoso por seu elegante festival de ópera tem uma regra para os ricos, e outra para o resto da população. 

Doris Rüggeberg, uma das vizinhas de Porsche, está encantada com o fato de alguém estar reformando uma das propriedades mais famosas da cidade.

“Salzburgo é Salzburgo porque pessoas muito ricas construíram esses edifícios dos quais todos nos orgulhamos”, disse ela.

Alto custo de vida

Mas com o já alto custo de vida da cidade subindo ainda mais, o túnel se tornou um ponto crítico para a esquerda política.

Maike Cyrus, que está em campanha de eleição para o corpo discente da universidade local, destacou o contraste entre o plano de Porsche e o aumento dos aluguéis.

“É inaceitável para nós que uma pessoa super-rica esteja usando seus contatos políticos e dinheiro para um projeto moralmente repreensível”, disse ela.

Até recentemente, o plano de Porsche transcorria rapidamente.

No início do ano passado, o homem de 81 anos obteve permissão do ex-prefeito de Salzburgo, membro do conservador Partido Popular Austríaco, para escavar uma garagem privada para até 12 carros sob a Kapuzinerberg — montanha arborizada que se eleva da margem direita do rio Salzach, no centro da cidade — e conectá-la à sua nova casa. Para chegar à garagem subterrânea, um túnel seria perfurado através do calcário, começando em um estacionamento municipal. 

Mas então o conselho de Salzburgo teve uma virada abrupta à esquerda, com o Partido Comunista da Áustria externando preocupações com o custo de moradias para tirar votos do Partido Popular nas eleições de março.

“Acho que o que surpreende as pessoas é que um indivíduo pode cavar a montanha”, disse Ingeborg Haller, que lidera o grupo do Partido Verde no conselho municipal e encabeçou a oposição ao projeto.

Projeto de 10 milhões de euros

Ela também questionou a taxa que Porsche pagou ao conselho pela permissão para escavar suas terras — 40 mil euros, o equivalente a cerca de US$ 44 mil. O custo total do projeto, que o próprio Porsche cobriria, pode chegar a 10 milhões de euros, informou a imprensa local.

Após a investigação de Haller, o novo prefeito de Salzburgo encomendou uma avaliação independente. A conclusão foi que Porsche pagou a mais: a permissão custa 35.304 euros.

A vila é um marco local.

Uma das poucas construções na Kapuzinerberg, ao lado do mosteiro dos capuchinhos, que dá nome à área, tem vista para as torres da igreja e a fortaleza no topo da colina do centro da cidade. A vista, coroada pelos Alpes cobertos de neve nesta época do ano, é muito fotografada pelos cerca de 1,8 milhão de visitantes que Salzburgo recebe anualmente.

Zweig costumava convidar autores mundialmente famosos, como James Joyce e Thomas Mann, para ficar em sua casa. O próprio Zweig inspirou o filme de sucesso de Wes Anderson de 2014 “O Grande Hotel Budapeste”, que canalizou a nostalgia da marca registrada do escritor judeu pela velha Mitteleuropa, que ele testemunhou sucumbir ao nazismo.

No caso do túnel, um compromisso poderia envolver algum acesso público ao que às vezes é chamado de Villa Zweig — uma possibilidade que o próprio Porsche mencionou quando a comprou. Outro pode ser abrir o túnel para Doris Rüggeberg e outros ocupantes da colina, que, como Porsche, atualmente precisam subir uma estrada íngreme e sinuosa e passar por alguns estreitos portões históricos.

Mudança no zoneamento

O estacionamento subterrâneo para a propriedade de Porsche exigirá uma mudança no plano de zoneamento de Salzburgo e, portanto, uma votação do conselho. Espera-se que isso ocorra em meados de maio.

O prefeito Bernhard Auinger e seus colegas social-democratas, que ainda não assumiram um lado, darão os votos de desempate. Eles estão entre facções de direita, que não veem razão para impedir Porsche de abrir sua garagem, e os comunistas e verdes, que argumentam que o túnel é um uso inadequado de terras públicas.

Para complicar ainda mais, Auinger costumava fazer parte do conselho da holding da Porsche como representante trabalhista. O prefeito disse que ainda não decidiu se precisa se abster ou não de votar.

O que parece irritar os moradores é que Porsche foi rapidamente atendido pelo governo municipal anterior, enquanto os projetos de túneis públicos nunca saíram do papel.

“Quando alguém tem dinheiro, a cidade entra em ação, mas quando se trata de construir o transporte público, de repente tudo é difícil”, escreveu recentemente Nicol Makula, designer gráfica de Salzburgo, nas redes sociais. 

Um porta-voz de Porsche não quis comentar sobre a batalha política.

Garagem com 40 carros

A vila de Salzburgo, que está sendo reformada, será um pied-à-terre (uma espécie de casa de campo) para o herdeiro. A casa da família de Porsche é uma fazenda de 600 anos perto de Zell-am-See, a uma hora e meia de carro ao sul. A propriedade foi comprada por seu avô Ferdinand Porsche, que fundou o negócio da família e projetou o que se tornou o Fusca para Adolf Hitler.

Um antigo celeiro é dedicado a uma coleção de carros com cerca de 40 veículos, incluindo um Porsche 911 Turbo S 1993 e um roadster conversível de 1952 que foi projetado para o mercado dos EUA.

Porsche, que é presidente de uma holding que controla a montadora homônima e a Volkswagen, disse que gosta de levar seus carros para umas voltas matinais até o Grossglockner, o pico mais alto da Áustria.

Muitos moradores simpatizam com o octogenário, condenando o que veem como um circo político.

“É a política da inveja”, disse Hans Peter Reitter, gerente de banco aposentado. “É embaraçoso. Há problemas sérios e importantes para serem resolvidos em Salzburgo.”

Traduzido do inglês por InvestNews

Presented by