Fiquei parada na água esmeralda fria de uma lagoa, pequenas carpas mordiscando meus pés, ao som de uma cachoeira de mais de dez metros de altura. Esse idílio estrondoso e calmante ocorria no Rancho Ecológico Sol de Mayo, parque na península da Baja California, no México. Embora estivesse em uma parte do país frequentemente procurada por norte-americanos em busca de sol, eu era uma entre os apenas cinco turistas que apreciavam a cena.
Estava no Cabo Leste da Baja California Sur, apenas 70 quilômetros a nordeste da região turística de Los Cabos, que recebeu quase quatro milhões de visitantes no ano passado. Parecia um oásis de calma — um mundo à parte dos megaresorts de Los Cabos.
Destino para pescadores esportivos e mergulhadores, o Cabo Leste oferece aos viajantes acesso rápido a alguns dos melhores centros de pesca e natureza menos frequentados da Baja. Por exemplo, o Parque Nacional Marinho de Cabo Pulmo: Jacques Cousteau certa vez chamou esse Patrimônio Mundial da Unesco no Mar de Cortez de “o Aquário do Mundo”, por causa de suas 800 espécies de vida marinha.
Porém, nos últimos anos, viajar para o Cabo Leste muitas vezes significava se contentar com acomodações simples e sem frescuras. Isso mudou em 2019 com a abertura do Four Seasons, parte do empreendimento à beira-mar de 750 hectares do Costa Palmas nos arredores da pequena cidade de La Ribera.
O Costa Palmas tem como alvo aqueles que querem apreciar o esplendor natural da Baja sem ter de disputar cadeiras de praia. Sua estrada privada sinuosa leva a vários resorts, três quilômetros de praia e mais opções gastronômicas do que a maioria das cidades pequenas. O acesso, no entanto, tem um preço alto.
O Four Seasons Resort Los Cabos, com 118 quartos, no Costa Palmas, custa a partir de pouco mais de US$ 1 mil por noite. E o enclave à beira-mar em breve receberá mais dois resorts ultraluxuosos, incluindo o Amanvari, o primeiro endereço no México da marca Aman, com inauguração prevista para o ano que vem, e o Casa Blake, que será inaugurado daqui alguns meses e oferecerá residências a partir de cerca de US$ 750 mil por um estúdio.
Os edifícios modernos e baixos do Costa Palmas, com suas piscinas, palmeiras mantidas com reverência e iluminação contrastam fortemente com as comunidades vizinhas. Eu me senti culpada ao contornar cidades modestas a caminho deste bolsão isolado de luxo, onde os guardas nos portões imponentes impedem a entrada de todos, exceto a dos hóspedes do empreendimento ou restaurantes.
Mas, como uma viajante que procura realmente se desconectar, entendi o apelo. Você pode ir para todos os lados dentro desses portões. Coma o Mozza Baja da chef estrelada Nancy Silverton, localizado em uma marina. Jogue no campo de golfe de 18 buracos projetado por Robert Trent Jones II. Beba e relaxe na Chiki, boate e speakeasy com mosaicos coloridos. Prefere não se cansar? Táxis aquáticos e SUVs podem transportá-lo entre o resort e o restaurante.
Mesmo que o enclave tenha surgido na comunidade em um grau que alguns viajantes talvez achem desconcertante, eu estava tranquila com o fato de que a pegada do Costa Palmas ainda é ofuscada pelos megaresorts de Los Cabos. “É apenas um bebê”, disse Lalo Pita, guia da empresa de turismo Aventura.
Para ter uma noção melhor da vastidão da paisagem circundante, Pita me levou em um passeio de quadriciclo pela área, deixando os portões do empreendimento e serpenteando por estradas de terra e dunas de areia. Ao chegarmos ao topo de uma colina perto do Lighthouse Point, apreciei as vistas deslumbrantes das praias do Cabo Leste desaparecendo no horizonte. Um falcão solitário voou e mergulhou perto de nós.
Enquanto uma cordilheira protege Los Cabos, pode ventar em Cabo Leste alguns dias no inverno. Isso significa que mergulho com snorkel e banhos de sol estão, às vezes, fora da agenda — mas os kitesurfistas que amam esse trecho do litoral não reclamam.
Diante do clima imprevisível, improvisei. Em vez de ficar sentada à beira da piscina o dia todo, como faria em um resort em Los Cabos, fiz caminhadas sem rumo ao longo da praia, e me deparei com a soltura de tartarugas marinhas bebês de um incubatório próximo. Fiz vários passeios pela mata circundante.
Para experimentar a boa vida que está atraindo celebridades de Hollywood que querem comprar imóveis no Costa Palmas, tive um almoço tranquilo no clube diurno Delphine do empreendimento, onde o chef Ludo Lefebvre, com estrela Michelin, supervisiona o menu e um DJ tocava house music latina para casais e suas margaritas na praia.
Quanto tempo, eu me perguntei, duraria o apelo “oculto” do Costa Palmas, considerando todos os grandes nomes ligados a ele? Por enquanto, o enclave parecia um pouco fora do radar da maioria dos viajantes — incluindo o jovem casal que foi comigo para o jantar uma noite. Eles disseram que reservaram sua estadia em Costa Palmas por acidente, pensando que estavam indo para um resort Four Seasons diferente perto de Cabo San Lucas, a cem quilômetros de distância. “Foi uma boa surpresa”, disse o marido.
Traduzido do inglês por InvestNews
Presented by