Siga nossas redes

Estamos enfrentando problemas na leitura da API responsável por mostrar dados nesta página, o que pode afetar a exibição de informações atualizadas. Nossa equipe está trabalhando na resolução do problema. Enquanto isso, você pode continuar navegando normalmente.

Suzano

A Suzano (SUZB3) é uma empresa 100% brasileira de base florestal, de capital aberto, controlada pela Suzano Holding e pertencente ao Grupo Suzano. A companhia é referência global no desenvolvimento de produtos fabricados a partir do plantio do eucalipto. Além disso, está entre as maiores produtoras de papel e celulose de eucalipto da América Latina. Confira a seguir a cotação da SUZB3 e saiba mais sobre os dividendos das ações da Suzano.

História da Suzano

Em 1924, o imigrante ucraniano Leon Feffer obteve a aprovação para criar sua firma individual: a Suzano Papel e Celulose. Mas somente 17 anos depois entrou em operação sua primeira fábrica de papel, no bairro Ipiranga, em São Paulo. Na década de 1950, em busca de matéria-prima alternativa ao pinus, a empresa adquiriu uma fábrica em Suzano (SP). Em 1956, começou a produção de celulose a partir da fibra de eucalipto. Essa mudança revolucionou a indústria de celulose não apenas no Brasil, mas no mundo.

Entre a década de 1960 e 1990, a empresa cresceu e se diversificou. Nos primeiros anos, adquiriu o controle acionário das indústrias de papel Rio Verde. E se tornou a primeira empresa no mundo a produzir papéis com 100% de fibra de eucalipto em escala industrial. Em 1975, começaram as exportações de papel para a Europa. No início dos anos 2000, a Suzano se consolidou como um dos maiores grupos brasileiros.

A empresa fez sua oferta pública (IPO) na B3 em 2012, e cinco anos depois, migrou para o segmento Novo Mercado. Em 2019, ocorreu a consolidação da fusão entre Suzano Papel e Celulose com Fibria, e assim deu origem à Suzano SA.

Quem são os acionistas da Suzano

De acordo com a B3, em maio de 2022, o principal acionista da Suzano era a Suzano Holding (27,01%). Além disso, também tinham posição acionária: David Feffer (3,93%), Daniel Feffer (3,53%), Ruben Feffer (3,44%) e Jorge Feffer (3,41%). Além disso, o Alden Fundo de Investimento em Ações possuía 1,92% das ações da empresa. Por fim, havia 0,89% das ações em tesouraria, e os 55,88% restantes estavam em circulação no mercado com outros acionistas.

SUZB3 paga dividendos?

Entre 2007 e 2022, a SUZB3 pagou dividendos com regularidade. Neste período, a companhia só não fez distribuições para os acionistas em quatro anos. Em relação ao exercício de 2021, por exemplo, a SUZB3 pagou R$ 0,74116810 por ação em dividendos. O pagamento foi realizado em janeiro de 2022.