Bastante afetados com as novas medidas de restrição no comércio, os micro e pequenos negócios da área de alimentação fora do lar vêm recorrendo cada vez mais à digitalização das estratégias de vendas. De acordo com a última Pesquisa do Sebrae sobre o Impacto do Coronavírus, 70% das MPE já vendem por canais digitais.
Com objetivo de fortalecer esse movimento, diversas plataformas de serviços de delivery têm flexibilizado as condições para reduzir os custos aos restaurantes e facilitar o uso das ferramentas. Entre as principais vantagens de usar os aplicativos de delivery, estão a agilidade para começar as entregas, a facilidade na administração dos pedidos e o escalonamento das vendas, já que o comerciante acaba alcançando mais pessoas.
O analista de relacionamento com o cliente do Sebrae Ivan Tonet destaca que o uso dessas ferramentas impacta diretamente no número das vendas. “Quando um micro ou pequeno negócio entra no Ifood, por exemplo, ele acaba chegando em clientes que possivelmente não conheciam seu serviço. Essas ferramentas trabalham com um raio de entrega grande. Com a adesão, ele acaba aliando o serviço de entregas e uma divulgação dos seus produtos na timeline dos apps”, observa.
Confira a seguir algumas condições especiais oferecidas pelas principais plataformas de delivery no momento.
Rappi
Aplicativo de entrega que atua em nove países e mais de 300 cidades, com diversos segmentos. Possui mais de 30 milhões de usuários e 60 mil negócios.
Antecipação de pagamentos – o Rappi vai antecipar os repasses a todos os restaurantes parceiros em até sete dias após a venda, e continuará oferecendo esse benefício até o mês de junho;
Taxa zero – todos os novos estabelecimentos aliados que se cadastrarem no site com contrato assinado até o final de abril, terão isenção de taxas nos primeiros 90 dias de funcionamento;
Fundo de marketing — o Rappi também criou um fundo especialmente para apoiar restaurantes parceiros de pequeno e médio porte que terá iniciativas para aumentar as vendas por meio de cupons de desconto, que serão enviados diretamente aos aliados.
Ifood
Em agosto de 2020, a plataforma contava com 236 mil estabelecimentos cadastrados e recebeu pico de 44,6 milhões de pedidos.
· Redução das taxas de comissão para os restaurantes parceiros de 23% para 18% para quem opera via entrega iFood e de 12% para 11% para os estabelecimentos que atuam no marketplace da companhia, mas com entrega própria.
· Continuará antecipando pagamentos em até sete dias úteis após a venda, sem cobrança de taxas para isso. Essa medida será mantida pelos próximos três meses.
· Vai ampliar a oferta de conta digital para mais 55 mil restaurantes parceiros. Até agora, a conta do aplicativo possui 75 mil usuários cadastrados. Os clientes podem realizar operações bancárias e adquirir maquininhas para os estabelecimentos.
Uber Eats
Desde fevereiro oferece condições diferenciadas e incentivo promocional.
· Zerou a taxa para pagamentos diários para os restaurantes parceiros
· Tirou a cobrança de pedidos para quando o cliente busca a comida
· Retornou com opção de doar R$ 2 aos restaurantes favoritos
· Reforçou as ações de marketing
Ainda são opções de delivery as plataformas James, ligada ao Grupo Pão de Açúcar e 99 Food.