SID NACIONAL
SID NACIONALON
Reais (BRL - R$)
Variação (Dia)
Mínimo (Dia)
Máximo (Dia)
Fechamento Anterior: | 8,86 |
Abertura: | 8,88 |
A Companhia Siderúrgica Nacional (ação CSNA3) é uma empresa de capital aberto, com ações negociadas na B3 e na bolsa de Nova Iorque (NYSE). A multinacional possui negócios em siderurgia, mineração, cimento, logística e energia, e conta com mais de 20 mil colaboradores.
Em mais de 80 anos de trajetória, a empresa passou a atuar em toda a cadeia produtiva do aço. Ou seja, a CSN participa desde a extração do minério de ferro até a produção e comercialização de produtos siderúrgicos. Desse modo, o aço da CSN está presente em diversos segmentos da indústria, como: automotivo, construção civil, embalagens e linha branca.
Embora a venda de aço da empresa se concentre no Brasil, a CSN possui operações em diversos países, como EUA e Alemanha. Confira a seguir a cotação da CSNA3 e mais informações sobre as ações da Siderúrgica Nacional.
História da CSN
A CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) foi criada, por decreto presidencial, em abril 1941. Com a inauguração do Alto-Forno I, em 1946, a empresa começou oficialmente a transformar minério de ferro em aço.
Na década de 1990, o governo federal decidiu privatizar diversas empresas, entre elas, a CSN. Logo após a privatização, a empresa entrou em um processo de modernização, expansão e internacionalização. Tanto que, em 1993, a companhia emitiu ADRs (American Depositary Receipts) de nível I (mercado de balcão) na Bolsa de Nova Iorque (NYSE).
Qual o setor da CSNA3?
Oficialmente, de acordo com a B3, o setor da CSNA3 é de materiais básicos, siderurgia e metalurgia. No entanto, com toda a expansão que a companhia teve depois da privatização, ela passou a atuar em: mineração, siderurgia, logística, cimento e energia.
CSNA3 paga dividendos?
A CSNA3 costuma pagar dividendos aos acionistas com regularidade. Só para ilustrar, de 2006 a 2022, as ações da CSN só não pagaram dividendos em 2016 e 2017. Em 10 de agosto de 2021, a CSNA3 pagou dividendos equivalentes a R$ 1,26801069 por ação.