A Pfizer estimou, nesta terça-feira (04), as vendas da vacina contra a covid-19 este ano em US$ 26 bilhões, um aumento de mais de 70% em relação à última projeção e um reflexo da crescente campanha global de vacinação.
A vacina, que foi desenvolvida em conjunto com a alemã BioNTech, gerou 3,5 bilhões de dólares em receita no primeiro trimestre, superando a estimativa de consenso de 3,28 bilhões de dólares, segundo seis analistas ouvidos pela Refinitiv.
“Com base no que vimos, acreditamos que uma demanda durável por nossa vacina contra a covid-19, semelhante à das vacinas contra a gripe, é um resultado provável”, disse o presidente-executivo da companhia, Albert Bourla, em seus comentários preparados antes da teleconferência.
O custo e o lucro bruto da vacina são divididos meio a meio entre a Pfizer e a BioNTech. A meta levantada pressupõe que 1,6 bilhão de doses de vacina serão entregues no ano.
A farmacêutica norte-americana previa vendas de 15 bilhões de dólares. Ela agora espera fabricar pelo menos 3 bilhões de doses da vacina no próximo ano.
A vacina de duas doses mostrou uma taxa de eficácia de mais de 90% em testes de estágio avançado, em linha com a da Moderna, mas mais alta do que as taxas observadas nos imunizantes de AstraZeneca e Johnson & Johnson.
A Pfizer disse que espera lucrar com a vacina, enquanto alguns fabricantes de medicamentos, incluindo a Johnson & Johnson, disseram que sua vacina estará disponível sem fins lucrativos até o fim da pandemia.