O Banco de Brasília S.A. (BRB) é uma holding financeira controlada pelo Governo do Distrito Federal e constituída como sociedade de economia mista, com sede no Distrito Federal. O governo possui 96,85% das ações, sendo o principal acionista.
Criado ainda na esteira da fundação de Brasília, em 1964, se chamava Banco Regional de Brasília, nome alterado em 1986 para o atual, com a missão de captar financiamento para o desenvolvimento do Distrito Federal. Em 1991, transformou-se em banco múltiplo, com carteiras comercial, de câmbio, desenvolvimento e imobiliária.
Em 2020, possui 116 agências, 101 delas no Distrito Federal, onde também mantém seis postos de atendimento. O banco também possui a rede BRB Conveniência, com 134 representantes em todo o Distrito Federal e entorno. Além disso, está presente em 45 postos de auto atendimento no país, através do Banco do Brasil e da rede Tecban.
O BRB também é dono da BRB – Crédito, Financiamento e Investimentos (100%) e controla a BRB Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários, além de 3,1% de participação na Cibrasec – Companhia Brasileira de Securitização, na condição de sócio-fundador. Através do Cartões BRB, da qual possui 45% tem participação indireta na Corretora de Seguros BRB e na BRB Ativos.
Nos nove primeiros meses de 2020, o lucro do BRB foi de R$ 319 milhões, 12,8% maior do que no mesmo período de 2019. O banco também é o patrocinador master do Flamengo.
Na B3, está listado com ações ordinárias (BSLI3) e preferenciais (BSLI4).