O produtor e empresário musical Rick Bonadio compara o setor musical ao mercado financeiro. “Ao um produtor musical acreditar em um artista e investir nele, é tudo ou nada. O artista pode ser de sucesso e retornar o investimento ou o produtor vai perder tudo o que investiu. Eu costumo dizer que o mercado da música se assemelha muito ao mercado financeiro. E o setor musical tem uma rentabilidade muito boa, pois, quando acerta um artista, ganha-se muito dinheiro”, explicou.
Ele disse que, devido à pandemia e o cancelamento de shows, o dinheiro da música nos dias de hoje está no streaming, tecnologia de transmissão de conteúdo online. Segundo o produtor, as gravadoras, os artistas e produtoras ganham um bom dinheiro quando o artista é muito escutado nessas plataformas. Ele revela que as empresas de streaming pagam bem, mas que é preciso atingir muitas pessoas e, para isso, a música precisa ser boa.
Bonadio, que descobriu, produziu e foi empresário da banda Mamonas Assassinas, afirmou também que o artista precisa ser empreendedor, ter vocação para fazer negócio, ganhar dinheiro e investir nele mesmo.
Investimentos
Na conversa, o empresário também falou sobre investimentos. Ele disse investir em imóveis e no mercado financeiro em ativos que tenham liquidez.
Já no mercado musical, ele revelou que investe na compra de catálogos. Ele explica que trata-se da compra de direitos autorais de músicas, de fonogramas, que são a música em si, ou vídeo fonogramas, que são os vídeo clipes.