Siga nossas redes

Finanças

Opção de Copom: como ganhar dinheiro tentando acertar o rumo da taxa Selic

Investidor pode ‘apostar’ em qual será a próxima decisão para os juros; operação é considerada arriscada por ser do tipo ‘tudo ou nada’.

Como funciona a opção de Copom? É possível ganhar dinheiro tentando prever as mudanças na taxa Selic?

No mercado financeiro, as chamadas “opções de Copom” são apostas em que os investidores tentam acertar quais serão as próximas decisões do Comitê de Política Monetária para a taxa básica de juros da economia, a Selic.

“Apesar de ter o nome ‘opção’, não segue o mesmo padrão das opções de ações. Com as ações, você tem a opção de compra ou de venda. No caso da opção de Copom, você vai apostar em qual vai ser a variação para a taxa Selic na próxima reunião do Copom”, explica Eduardo Perez, analista de investimentos da NuInvest.

O investimento é considerado de risco. “Há grandes oportunidades se você enxerga que o mercado está precificando a Selic de maneira errada. Mas é do tipo ‘tudo ou nada‘. Se o investidor errar o palpite, ele perde todo o dinheiro investido”, explica Perez.

Entenda os códigos

Para entender um contrato de opção de Copom, o investidor deve se atentar ao código, em que cada trecho tem um significado.

Um exemplo: CPMZ21C101500.

Neste caso, CPM significa Copom. A letra Z é o código para dezembro, mês em que aconteceu a reunião a que esse contrato se refere. 21 é o código para 2021. C significa que é uma reunião ordinária. O número 10 indica que a aposta é de alta nos juros. 1500 quer dizer que a aposta é de 1,5 ponto percentual de alteração na taxa.

Este conteúdo é de cunho jornalístico e informativo e não deve ser considerado como oferta, recomendação ou orientação de compra ou venda de ativos.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.