Por meio de sua nova empresa 17Sigma, Barbieri se concentrará em apostar em startups em estágio inicial na América Latina.
Os investidores também incluem os ex-executivos do SoftBank Marcelo Claure e Paulo Passoni, a 166 2nd de Adam Neumann, o fundador da MongoDB Kevin Ryan, o cofundador da Rappi Sebastian Mejia, o diretor da Greenmantle Niall Ferguson e o ex-diretor da Key Square Diego Dayenoff.
O lançamento ocorre após um ano recorde para o financiamento de startups na América Latina em 2021, com cerca de US$ 15 bilhões arrecadados, ajudando a cunhar 17 novas empresas no valor de US$ 1 bilhão ou mais, segundo dados da Associação para Investimentos de Capital Privado na América Latina.
Barbieri, 34, é o fundador de um desses novos unicórnios, a Ualá, startup de serviços financeiros com sede em Buenos Aires, que atua no México e Colômbia além de seu país de origem. A empresa foi avaliada em US$ 2,5 bilhões em sua última rodada de financiamento.
A 17Sigma se concentrará em rodadas iniciais de financiamento, chamadas seed e pre-seed, na América Latina, já que há menos interesse de fundos globais maiores nessa fase, de acordo com Barbieri.
“Quando pensamos neste projeto, pensamos que a maneira mais eficaz de ajudar a comunidade e inovar nos mercados é apostar no estágio inicial”, disse Barbieri. “É quando os fundadores precisam de mais ajuda, precisam de ideias, estão construindo equipes.”
A diretoria da Ualá também está investindo na empresa, acrescentou Barbieri.
Embora Barbieri seja o principal investidor e faz parte do comitê de investimentos, o fundo será administrado pela sócio-gerente Bianca Sassoon, que era da Kaszek Ventures, tornando-se o primeiro fundo na América Latina de língua espanhola a ser liderado por uma mulher, disse Barbieri.
A equipe tem três membros e vai contratar mais, disse Barbieri. A 17Sigma já investiu em 10 empresas de países como Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e México. A empresa de capital de risco pretende investir em mais 15 a 20 alvos em vários setores, além das fintechs.
“Buscamos empresas com o objetivo de desenvolver a digitalização na América Latina e aumentar a concorrência em mercados geralmente monopolistas”, disse Barbieri.
Ele apontou para o nome do fundo, um termo estatístico que se refere a eventos altamente improváveis, para explicar sua visão. “Queremos ajudar esses fundadores a criar esses eventos 17 sigma, tão raros que raramente acontecem, mas quando acontecem, mudam a natureza da economia.”