O Carrefour (CRFB3) Brasil disse nesta terça-feira (7) que aprovou a convocação de uma assembleia de acionistas para eleger novos membros ao conselho de administração e atualizar os padrões de governança, à medida que um novo acordo de acionistas foi assinado entre o grupo francês Carrefour e a Península, empresa de investimentos de Abílio Diniz
Se as mudanças propostas forem aprovadas, Alexandre Bompard se tornará o presidente do conselho do Carrefour Brasil e Abílio Diniz será o vice-presidente, disse a empresa em fato relevante ao mercado. Bompard não faz parte da atual composição do colegiado, enquanto Abílio já ocupa um assento.
Bompard é presidente do conselho de administração e presidente-executivo do francês Carrefour. Já Diniz detém uma participação na empresa por meio da Península.
Tanto o Carrefour, também por meio do Carrefour Nederland BV, quanto um fundo da Península, assinaram o novo acordo de acionistas para fortalecer os padrões de governança da empresa, disse a varejista.
O movimento ocorre à medida que o Carrefour Brasil concluiu a aquisição do Grupo BIG, quase um ano após o anúncio do negócio de cerca de R$ 7,5 bilhões.
O Carrefour Brasil disse que a aquisição deu à companhia uma participação de mercado maior do que duas vezes a de seu rival mais próximo, além de presença em todas as regiões do país.
Veja também
- Guerra de narrativas: Brasil rebate Carrefour após críticas ao acordo da UE com Mercosul
- Carrefour considera venda de ativos e reorganização operacional, dizem fontes
- Operadora do Oxxo no Brasil vem dando prejuízo. A expansão acelerada tem fôlego?
- Balanços dos supermercados melhoram no 4º tri com renda e consumo em alta
- Península define sucessor de Abílio Diniz; Carrefour da França tem vaga aberta no conselho