O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse nesta sexta-feira (1º ) que a pressão política do ocidente está pressionando a Rússia a acelerar sua integração com a vizinha Belarus.
O ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, disse na semana passada que os dois países devem tomar medidas conjuntas urgentes para melhorar suas capacidades de defesa e a prontidão das tropas para o combate.
Sanções
O Grupo das Sete democracias ricas fará um novo pacote de ações coordenadas destinadas a aumentar a pressão sobre a Rússia pela guerra na Ucrânia, e finalizará os planos para um teto de preço para o petróleo russo.
Os líderes do G7 também farão um “compromisso de segurança sem precedentes e de longo prazo para fornecer à Ucrânia apoio financeiro, humanitário, militar e diplomático pelo tempo que for necessário”, incluindo o fornecimento oportuno de armas modernas, disse a Casa Branca em uma nota.
As sanções ocidentais atingiram duramente a economia da Rússia e as novas medidas visam privar ainda mais o Kremlin das receitas do petróleo. Os países do G7 trabalharão com outros –incluindo a Índia– para limitar as receitas que Putin pode continuar gerando, afirmou a autoridade dos EUA.
Veja também
- Brics não desafiará dólar se China e Índia não o levarem a sério, diz criador da sigla
- Para driblar sanções, Rússia propõe que Brics desenvolvam sistema de pagamentos
- Como o Brasil e outros países estão ajudando Putin a desafiar os EUA
- 2 anos de guerra: Ações de petróleo se destacam, enquanto aéreas sofrem
- Rússia retoma exportações marítimas de diesel