O contato entre Rússia, Turquia, Ucrânia e as Nações Unidas sobre o tema das exportações de grãos ucranianos continuará depois que as negociações de quarta-feira (13) em Istambul forneceram alguns elementos para um possível acordo, disse o Ministério das Relações Exteriores da Rússia.
Rússia, Ucrânia, Turquia e as Nações Unidas devem assinar um acordo na próxima semana com o objetivo de retomar as exportações de grãos da Ucrânia no Mar Negro, disse o ministro da Defesa turco Hulusi Akar na quarta-feira após as negociações.
“De fato, houve uma discussão considerável sobre essa questão”, disse Maria Zakharova, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, a repórteres na quinta-feira (14).
“Foi possível formular alguns elementos de um possível acordo que Rússia, Ucrânia e Turquia estão discutindo agora em suas capitais por meio de seus departamentos militares”, disse ela.
Uma data preliminar para a próxima reunião das quatro partes é 20 ou 21 de julho, informou a agência de notícias russa RIA na quinta-feira, citando uma fonte familiarizada com a situação. Não restam obstáculos significativos para a assinatura do acordo, acrescentou a fonte.
Segundo o Ministério da Defesa turco, a data da próxima reunião ainda não está clara.
Veja também
- Brics não desafiará dólar se China e Índia não o levarem a sério, diz criador da sigla
- Para driblar sanções, Rússia propõe que Brics desenvolvam sistema de pagamentos
- Como o Brasil e outros países estão ajudando Putin a desafiar os EUA
- 2 anos de guerra: Ações de petróleo se destacam, enquanto aéreas sofrem
- Rússia retoma exportações marítimas de diesel