A Sony (SNEC34) reduziu nesta sexta-feira (29) previsão de lucro após um primeiro trimestre fiscal fraco para os negócios da divisão de videogames PlayStation, que atribuiu a queda da demanda à falta de novos jogos e fim de medidas de isolamento social.
O lucro operacional da unidade de games da Sony caiu 37% no trimestre de abril a junho em relação ao mesmo período do ano anterior, o que o diretor financeiro, Hiroki Totoki, atribuiu à falta de títulos importantes e ao retorno da normalidade após o fim da fase aguda da pandemia.
A Sony cortou a previsão de lucro operacional anual da unidade de games em 16%, citando uma expectativa de queda nas vendas de jogos de desenvolvedores externos enquanto registra despesas de uma conclusão mais cedo do que o esperado da compra da produtora Bungie, criadora das franquias “Halo” e “Destiny”.
A previsão de lucro operacional da Sony como um todo para o ano fiscal até março próximo foi reduzida em 4%, para 1,11 trilhão de ienes (US$ 8,37 bilhões).
A Sony teve aumento de 9,6% no lucro operacional do primeiro trimestre, para 307 bilhões de ienes, superando as estimativas de analistas, impulsionada pela demanda por filmes e programas de televisão.
O conglomerado disse que pretende vender 18 milhões de consoles PlayStation 5 neste ano fiscal. A empresa vendeu 11,5 milhões de unidades no ano fiscal encerrado em março.
A Sony vendeu 2,4 milhões de unidades do PS5 no primeiro trimestre, apenas um pequeno aumento em relação ao mesmo período do ano anterior, enquanto as vendas de jogos caíram 26%, para 47 milhões de unidades.
O conjunto de lançamentos de jogos para o PlayStation inclui títulos muito aguardados, como um remake de “The Last of Us”, em setembro, e “God of War Ragnarok”, em novembro.
As ações da Sony acumulam queda de 20% este ano, em comparação com uma queda de 3% no índice acionário da bolsa de Tóquio Nikkei 225.
Veja também
- BNDES e Banco de Desenvolvimento da China assinam primeiro empréstimo em moeda chinesa
- O professor de biologia que se reinventou no digital e virou sócio de bilionário
- Como Adriana Auriemo construiu a Nutty Bavarian, das castanhas com aroma de caramelo e canela
- Todo mundo quer ser bet: Globo, Grupo Silvio Santos e Flamengo planejam suas próprias casas de apostas
- Empresa apoiada por Mubadala vê ativos dobrando para US$ 100 bilhões