As emissões de ações na região Ásia-Pacífico totalizaram US$ 14,9 bilhões este mês, segundo dados compilados pela Bloomberg. O forte desempenho se deve quase inteiramente a emissores da China continental e de Hong Kong, que responderam por quase todos os IPOs que levantaram pelo menos US$ 100 milhões cada.
A maior varejista de viagens do mundo, a China Tourism Group Duty Free Corp., liderou a lista com seu IPO de US$ 2,1 bilhões em Hong Kong, seguida por Shanghai United Imaging Healthcare e Hygon Information Technology na China continental.
Agosto agitado
O mês de agosto agitado na Ásia destoou de uma típica calmaria de verão no hemisfério norte, que coincidiu com uma queda nas ofertas de ações em 2022 devido a temores de que uma política monetária mais rígida pode levar a economia global à recessão. Os IPOs europeus levantaram apenas US$ 510 milhões este mês, enquanto nos EUA foram meros US$ 637 milhões.
A atividade de IPOs da China provavelmente continuará a se destacar com um ambiente de mais liquidez do que no resto do mundo, disse Gary Ng, economista sênior da Natixis em Hong Kong.
O volume de agosto deste ano para a Ásia é menor apenas do que no ano passado, quando o valor foi mais que o dobro, em US$ 30 bilhões, impulsionado por mercados em alta e flexibilização do banco central.
No ano, as receitas de IPOs de Hong Kong estão 80% abaixo dos níveis do ano passado, mas para a China continental tem sido um ano recorde de vendas primárias de ações.
Impulsionadas pela China, as ofertas de ações na Ásia caíram apenas 23% ano a ano, em comparação com uma queda de 68% globalmente, segundo os dados.