Se no passado era necessário percorrer um caminho longo para conseguir ter acesso aos grandes nomes do mundo corporativo, há algum tempo o trajeto está mais curto ou a “um WhatsApp de todo mundo”. Foi o que afirmou Ricardo Natale, co-fundador e CEO do Experience Club, plataforma de conhecimento e networking corporativo, em entrevista ao Investnews.
Mesmo com todas as facilidades proporcionadas pela tecnologia, Natale diz acreditar que este é o momento mais desafiador já vivido pelas lideranças.
“A intimidade no mercado corporativo é cada vez mais distante, por que estamos em um mundo híbrido, onde o CEO está trabalhando da sala da casa dele. Ele vai uma ou vez duas vezes por semana na empresa, não fala pessoalmente com o time e muito menos com o mercado. Ele está conectado, mas muito mais distante”.
A plataforma que conecta executivos C-level, fundada em 2006, realiza a partir desta quinta-feira (22), no Guarujá, na baixada Santista, o Fórum CEO, que este ano abordará o tema Revolução. O objetivo é tratar sobre as mudanças que mexeram com as organizações e suas lideranças após a pandemia de covid-19, como o trabalho híbrido.
Embora os meios de comunicação mais ágeis, muitas vezes, tornem as pessoas mais acessíveis e até dispensem apresentações formais, Natale falou sobre o sentido real das conexões humanas.
“As pessoas precisam necessariamente viver em grupos, precisam se integrar e estar mais próximas. É um sentimento de realmente se conectar com mais verdade. A conexão pela conexão, eu pego o WhatsApp e falo com todo mundo”.
Além das novas relações de trabalho, o fundador do Experience Club lembra que os líderes precisam mais do que nunca equilibrar os pratos, o que passa por atingir metas e, ao mesmo tempo, promover um ambiente saudável para si mesmos e suas equipes.
“Não é porque o profissional está em uma posição mais alta, que ele está extremamente bem resolvido. Talvez quanto mais alto estiver, mais desafios, mais problemas tem para vencer. O fato de se encontrar, se agregar e de se tornar mais íntimo é o que todo mundo está buscando. Esse é o primeiro pilar, o da conexão de verdade”, conclui.
*O InvestNews é parceiro do Experience Club e da nova edição do Fórum CEO, que acontece entre 22 e 25 de setembro.
Veja também
- ‘Não existe varejo forte em país fraco’, diz Sergio Zimerman, da Petz
- Brava Energia, fusão de 3R e Enauta, embaralha o jogo das ‘junior oils’
- A brasileira que levou US$ 1 bi da Visa e está colocando bancos mundo afora na nuvem
- Alex Szapiro, do SoftBank, prevê fechar oito novos investimentos ainda este ano
- Mercados exageram na reação aos dados de emprego nos EUA, diz Solange Srour, do UBS