O governador reeleito de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), anunciou na manhã desta terça-feira (4) apoio à reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL) no 2º turno, após encontro de ambos no Palácio da Alvorada.
“Estou aqui hoje para declarar apoio ao presidente Bolsonaro porque eu, mais do que ninguém, herdei uma tragédia”, disse Zema, em crítica à administração petista que o antecedeu no governo mineiro.
Resultado em MG
Minas Gerais é o segundo maior colégio eleitoral e Estado em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) superou Bolsonaro por pouco mais de 563 mil votos. O candidato à reeleição teve 43,6% dos votos válidos no Estado no domingo (2), e o petista, ficou com 48,29%. Desde a redemocratização, todos os presidentes eleitos venceram em Minas Gerais.
Em sua fala, Bolsonaro disse que o apoio de Zema é decisivo. “Agradeço aqui o apoio do Zema, é mais do que bem vindo, é essencial para a nossa reeleição”, destacou.
O presidente disse que pretende ir a Minas Gerais ao menos três vezes durante o segundo turno e afirmou que, embora tivesse um candidato ao governo mineiro no primeiro turno, o senador Carlos Viana (PL), sempre teve simpatia por Zema. Ele avaliou que o governador reeleito fez um bom governo.
Primeiro turno
Bolsonaro encerrou a eleição no primeiro turno 6,2 milhões de votos atrás de Lula, um resultado de cinco pontos percentuais de diferença e que surpreendeu diante do fato de que pesquisas de intenção de voto nacionais indicavam uma distância maior de ambos e até a possibilidade de o petista vencer já no domingo.
Veja também:
- PL e PT têm as maiores bancadas da Câmara; veja deputados federais eleitos em 2022
- Saiba quem são os senadores eleitos em 2022?
- O que esperar da renda fixa pós resultado do 1º turno?
- Veja os deputados federais eleitos em 2022