Após integrar todas as ferramentas e serviços do Guiabolso, o PicPay anunciou que vai encerrar o app de finanças no próximo mês. A empresa adquiriu a fintech de gestão financeira em julho de 2021 e, desde então, vinha incorporando seus serviços e as ferramentas de dados em seu app de pagamentos.
Segundo o PicPay, os usuários do Guiabolso serão avisados na próxima semana e o encerramento acontecerá em novembro. O usuário poderá fazer o download de suas informações bancárias e terá acesso a uma planilha com os dados consolidados e categorizados, como estava no app.
Para isso, é preciso acessar o app e fazer o download na aba “extrato”. Os dados serão excluídos do app ou anonimizados, como prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Em comunicado, Thiago Alvarez, cofundador do Guiabolso e executivo responsável pelo open finance no PicPay, informou que todos os produtos e serviços do app já estão no PicPay e era esperado que isso acontecesse para descontinuá-lo.
“Agora já concluímos a integração e ampliamos o portfólio de serviços do PicPay. O próximo passo é fazer com que toda a jornada do usuário esteja mais fácil e personalizada com a tecnologia do Open Finance”, contou por nota.
Trajetória do GuiaBolso
Fundado pelos sócios Benjamin Gleason e Thiago Alvarez, o GuiaBolso foi criado ao redor de 2012 e se popularizou em 2014 com seu serviço de organização financeira.
Recentemente, a companhia lançou a ferramenta de gestão financeira que organiza os gastos e recebimentos dos usuários, e que popularizou o Guiabolso. A empresa também aderiu à fase 2 da estrutura oficial do open finance liderada pelo Banco Central, disponibilizando inclusive um ‘hub’ para gerenciar os consentimentos de clientes.
Ao longo do ano, implementou a consulta de CPF e expandiu seu marketplace de serviços financeiros com cinco parceiros na oferta de crédito.
Ao absorver a operação, após a compra em 2021, o PicPay passou a ser detentor de toda essa capacidade tecnológica e de execução do open finance para a sua base de mais de 30 milhões de usuários ativos.
*Notícia em atualização
Veja também
- Empresas de pagamento enfrentam acusação de cobrar ‘juros disfarçados’
- PicPay anuncia ‘pontapé inicial’ em investimentos com renda fixa no app
- Ficou sabendo? PicPay se diz pronto para IPO; compra do Credit Suisse pelo UBS
- Ficou sabendo: Vale reorganiza operações; reparação por trabalho escravo e mais
- PicPay adere a compartilhamento no Open Finance