O Brasil é o país com o maior número de participações em Copas do Mundo de futebol desde o início do torneio, em 1930, até o Mundial disputado em 2018 na Rússia. A seleção brasileira defendeu o título 21 vezes no período – e agora entra em campo pela vigésima segunda vez no Catar.
Os dados deste especial de infográficos do InvestNews, o décimo da série, foram compilados do site de dados Kaggle pelo economista e colunista do site Samy Dana. Os gráficos foram animados pela equipe de arte do InvestNews.
Confira a seguir quem venceu em cada ano, o total de participações de cada seleção, o número de partidas que cada país disputou em Copas, quantidade de jogos vencidos por seleção, empates, derrotas em campo, além do total de gols marcados e tomados.
Na primeira edição da Copa do Mundo, em 1930, o Brasil ocupava a nona posição em número de partidas disputadas. Somente em 1938, o país conquistou a primeira colocação, com 12 jogos disputados no torneio. Desde então, foi desbancado pela Alemanha nas décadas de 1990 e 2010, e terminou empatado com o país europeu na última Copa.
Quando o assunto é número de vitórias em partidas da Copa, a liderança do Brasil só veio em 1954, quando a seleção brasileira ultrapassou os times da Itália e Uruguai, fortes oponentes do país. Alemanha e Itália possuem a vice-liderança e o terceiro lugar, respectivamente, desde a década de 1970. O Brasil acumulou 73 partidas vitoriosas desde o início do campeonato até a Copa de 2018.
Os países que mais empataram em partidas do Mundial da FIFA desde 1930 são Inglaterra e Itália, com 21 empates cada. A Alemanha ocupava o terceiro lugar até a última Copa, com 20 jogos sem vencedor. Já o Brasil aparecia em quarto lugar na lista, com 18 empates acumulados em toda a história do torneio.
A seleção que mais sofreu derrotas em toda a história do campeonato até 2018 era o México, com 27 jogos. Em seguida, apareciam a Argentina, com 23 jogos perdidos, e Alemanha, com 22. Uruguai perdeu 20 vezes, enquanto Bélgica, Coreia, Estados Unidos, França, Inglaterra e Suécia empataram com 19 derrotas cada um.
Quando o assunto é número de gols, o Brasil foi líder absoluto até 2010. Na Copa de 2014, a Alemanha ultrapassou o país, com 223 gols marcados, contra 220 da seleção brasileira. A fatídica final entre Brasil e Alemanha, na qual os europeus venceram de goleada por 7 x 1 em território nacional, foi decisiva para essa virada. Contudo, já na Copa seguinte o Brasil recuperou a liderança, com 229 gols marcados, contra 226 da Alemanha.
Desde 1930, o país que mais tomou gols de adversários foi a Alemanha. Até a Copa do Mundo de 2018, o país colecionava 125 gols tomados, enquanto o Brasil aparecia na vice-liderança, com 105. Lá atrás, em 1938, a seleção brasileira chegou a ser a mais “goleada” entre os rivais, mas nos campeonatos seguintes oscilou entre a terceira e quarta posição.
Quando começa a Copa de 2022?
Inicialmente, a previsão é que a Copa do Catar tivesse início no dia 21 de novembro, mas a Fifa decidiu antecipar o dia da abertura do torneio para 20 de novembro, às 13h no horário de Brasília (19h no horário local), no estádio Al Bayt. A cerimônia de abertura será realizada no mesmo dia antes da partida de futebol.
A mudança ocorreu após pedido do Catar, já que a tabela inicial teria o jogo entre as seleções da Holanda e Senegal, do grupo A, antes da partida do Catar, que pertence ao mesmo grupo.
Quem vai vencer a Copa de 2022?
Acertar quem vai vencer no futebol é uma das tarefas mais imprevisíveis. Mesmo assim, será possível saber as previsões das cinco fases da Copa do Mundo Catar 2022 (fase de grupos, oitavas de final, quartas de final, semifinal e final) por meio das estatísticas realizadas pelo economista Samy Dana no projeto futscience.com na página especial da Copa do Mundo no InvestNews.
Com o uso de algoritmos, é possível calcular os resultados mais prováveis de cada jogo da Copa no Catar. Após o sorteio de times, as equipes que disputarão a fase de grupos da Copa do Mundo 2022 são incluídas nos cálculos, que consideram várias estatísticas.
101 curiosidades da Copa
Pela contagem regressiva iniciada nos 100 dias para o início da disputa, o IN$ publicou a cada dia um fato curioso associado ao Mundial, do 100º ao 1º, com uma curiosidade extra no dia da estreia. É possível conferir desde quem criou o campeonato até os países que já foram sede e os maiores campeões do torneio.