Depois dos mercados mudarem o sentido do otimismo de quarta-feira (21) para o pessimismo de quinta-feira (22), os futuros dos índices norte-americanos esboçam uma recuperação no começo da sexta (23), último dia de pregão antes do Natal.
Na Ásia os investidores reagem ao núcleo da inflação japonesa que atingiu uma alta de 3,7% em novembro na comparação anual, a maior alta de preços desde a década de 80. No encerramento do pregão o índice Nikkei teve baixa de 1,03%, Hang Seng caiu 0,44%, Shanghai teve perdas de 0,28%, Taiex registrou queda de 1,19% e o Kospi caiu 1,83%.
Na Europa os índices operam em queda em sua maioria sem nenhum indicador regional para reverter as perdas enquanto os investidores aguardam os dados de inflação dos EUA hoje. O índice DAX e o FTSE eram os únicos operando em alta com ganhos de 0,22% e 0,04% respectivamente enquanto o CAC caía 0,19%, o IBEX tinha perdas de 0,03% e o Euro Stoxx tinha recuo de 0,11%.
Mercado espera nova desaceleração da inflação dos EUA
Hoje será divulgado o índice PCE, Personal Consumption Expenditures, principal índice de inflação usado pelo Fed para basear sua política monetária. O mercado espera que o núcleo do índice tenha uma elevação de 0,2% em novembro que desaceleraria a alta em 12 meses de 5% para 4,7% caso as expectativas se confirmem.
Além dos dados de inflação, serão divulgados o total de casas vendidas que devem passar das 623 mil de outubro para 600 mil em novembro, de acordo com projeções de mercado pela influência de juros mais altos.
PEC garante R$ 145 bilhões a mais para governo eleito e IPCA-15
O Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, fechou perto da estabilidade com uma leve alta de 0,11% na quinta-feira (22), após promulgação no Congresso da PEC da Transição, e novas nomeações de ministros pelo governo eleito de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e equipe econômica de Haddad. O mercado também reagiu a dados positivos da economia dos Estados Unidos.
O Congresso Nacional promulgou na noite de quarta-feira (21) a PEC da Transição, garantindo uma vitória ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva ao aumentar o teto de gastos no ano que vem em R$ 145 bilhões para o pagamento do Bolsa Família
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15), considerado a prévia da inflação oficial, subiu 0,52% em dezembro, sobre alta de 0,53% no mês anterior, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), encerrando 2022 com avanço acumulado de 5,90%.
Veja também
- EUA pressionam e TSMC suspenderá produção de chips de IA para a China
- Americanos querem que Trump resolva imigração primeiro e desigualdade de renda na sequência
- CEO do JPMorgan vai continuar no banco e não têm planos de participar do governo Trump
- Promessas de Trump devem levar Fed a fazer cortes de juros mais brandos
- Ações da Tesla pegam carona em vitória de Trump e aceleram alta