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Air India anuncia encomenda recorde de quase 500 jatos Airbus e Boeing

O pedido da companhia supera a encomenda feita pela norte-americana American Airlines, que envolveu 460 aviões.

An Airbus SE A350 aircraft at the Wings India 2022 Air Show held at Begumpet Airport in Hyderabad, India, on Thursday, March 24, 2022. The air show runs through March 27.

A Air India anunciou na noite de terça-feira (14) acordos para aquisição recorde de 470 aviões Airbus e Boeing, acelerando o renascimento da companhia sob o comando da indiana Tata Group.

Os acordos incluem 220 aviões Boeing e 250 Airbus e superam recordes anteriores de encomendas feitas por uma única companhia aérea. Além disso, os pedidos miram o atendimento ao que em breve será a maior população do mundo.

O pedido da Air India supera a encomenda feita há mais de uma década pela norte-americana American Airlines, que envolveu 460 aviões Airbus e Boeing.

A encomenda da Air India para a Airbus inclui 210 aviões A320neo de fuselagem estreita e 40 aeronaves A350 de fuselagem larga, que a companhia aérea indiana usará para voar “rotas ultralongas”, disse o presidente da Tata, N Chandrasekaran. A Boeing fornecerá 190 jatos 737 MAX, 20 unidades do 787 Dreamliner e 10 minijumbos 777X.

Juntamente com outros 25 jatos Airbus a serem alvo de contratos de leasing, a encomenda total chega a 495 aviões, disse um executivo da Airbus.

Airbus A380 na pista do aeroporto Charles de Gaulle de Paris em Roissy-en-France, França 25/05/2020 REUTERS/Charles Platiau

O renascimento da companhia aérea sob o conglomerado Tata visa capitalizar a crescente base de passageiros da Índia. A Air India, com seu mascote marajá, já foi conhecida por seus aviões ricamente decorados e serviço estelar, mas a reputação da empresa declinou em meados dos anos 2000, com o aumento dos problemas financeiros da companhia.

O novo presidente-executivo da Air India, Campbell Wilson, está trabalhando para recuperar a reputação da empresa como sendo uma companhia aérea de classe mundial, deixando para trás a imagem defasada e decadente marcada por uma frota envelhecida e serviço ruim.

Chandrasekaran disse que Airbus e Tata estão trabalhando em parcerias maiores, incluindo a ambição de “trazer a fabricação de aeronaves comerciais em algum momento no futuro” para a Índia.

Fontes da indústria dizem que a Índia mantém lobby para que a Airbus instale uma linha de montagem final no país, equiparando o país com uma fábrica da empresa europeia no norte da China. Mas a Airbus até agora tem rejeitado a ideia por motivos financeiros e industriais.

As primeiras aeronaves a serem entregues para a Air India serão 25 Boeings 737 MAX e seis Airbus A350 no segundo semestre de 2023, com as entregas ganhando ritmo a partir de 2025.

Mesmo após descontos significativos esperados em relação aos preços de tabela das aeronaves, a encomenda da Air India vale dezenas de bilhões de dólares e está sendo feita em um momento volátil para gigantes da aviação cujos jatos estão começando novamente a receber demanda significativa após a pandemia. Porém, as fabricantes enfrentam crescentes pressões industriais e ambientais.

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