Os mercados ontem (15) reagiram aos dados econômicos dos EUA indicando uma desaceleração econômica menor do que o esperado. As vendas no varejo cresceram 3% em janeiro após as quedas de 1,1% de dezembro e superaram as projeções de crescimento de 1,8% enquanto as vendas no atacado tiveram uma queda de 0,8% em dezembro, resultado melhor que a queda esperada de 1,8% pelo mercado. E por fim, o índice Empire States de Atividade Econômica registrou uma melhora dos -32,9 pontos de janeiro para -5,80 ponto em fevereiro, superando os -18 pontos esperados pelos investidores e ajudando os índices a fechar o dia com ganhos de 0,11% no Dow Jones, 0,28% no S&P 500 e 0,92% do Nasdaq.

Mercados hoje

Reunião do CMN e IBC-Br em destaque hoje

Depois de conseguir encerrar a quarta-feira (15) com uma alta de 1,62% aos 109.600 pontos, o Ibovespa acabou se beneficiando das falas do Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, sobre a elaboração e apresentação de um novo arcabouço fiscal para o país a partir de março, animando os investidores.

O Ministro Haddad se reúne hoje com a Ministra do Planejamento, Simone Tebet, e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, para a realização da reunião do Conselho Monetário Nacional. O próprio Ministro, porém, já sinalizou anteriormente que a alteração da meta de inflação do BC não seria pauta da reunião.

E hoje pela manhã deve ser divulgado o Índice de Atividade Econômica do Banco Central, o IBC-Br, que é considerado uma prévia do PIB brasileiro e pode indicar ao mercado a reação da economia brasileiro com juros altos.