Siga nossas redes

Negócios

B3 lança programa de aprendiz para pessoas trans, travestis e não binárias

Empresa também auxiliará as pessoas contratadas na retificação de nome e com uma bolsa armário.

A B3 (B3SA3) informou que lançou seu primeiro programa afirmativo para o público LGBTQIAP+. Trata-se de um programa de jovem aprendiz focado em pessoas transexuais, travestis e não binárias foi desenvolvido pela B3 em parceria com a Universia, agência de recrutamento, e contará com benefícios exclusivos para as pessoas aprovadas, além de treinamentos de sensibilização para os times, visando à inclusão para além das contratações.

Segundo a B3, o programa terá plano de desenvolvimento exclusivo desenhado em parceria com a Tamo Juntes, consultoria especializada em estratégica de diversidade e inclusão no mercado de trabalho e mentoria para as pessoas trans, além de benefícios como apoio ao estudo universitário.

A B3 também auxiliará as pessoas contratadas no processo de retificação de nome e com uma bolsa armário, para compra de novas roupas, com as quais a pessoa se identifique.

Outros programas voltados para diversidade na B3

Em 2022, com o objetivo de promover a equidade de gênero na área de tecnologia, a B3 lançou o Manas da Tech, programa de estágio exclusivo para mulheres. Foram contratadas estagiárias com perfis diversos, sendo que metade delas realizaram transição de carreira e 10% estavam em cargos de gestão em seus empregos anteriores. Na lista, destacam-se ainda as interseccionalidades: 1/3 delas se declaram como pretas e pardas, e 1/4 como LGBTQIAP+.

“A jornada de Diversidade, Equidade e Inclusão da B3 vai muito além dos programas afirmativos. Reconhecemos onde estavam nossos pontos de atenção nas contratações, mas também investimos na criação de um ambiente de trabalho que seja inclusivo e propício para atração e desenvolvimento de grupos sub-representados”, afirmou por nota Manuela Alves, Gerente de Desenvolvimento Organizacional, Cultura e Diversidade da B3.

Segundo a B3, quase todos os processos seletivos na empresa são realizados utilizando currículo oculto, método que omite informações do candidato como raça, idade, universidade e endereço até a etapa da entrevista, com o objetivo de minimizar o peso de vieses nas contratações.

“Todos os gestores da companhia foram treinados em vieses inconscientes e, desde 2020, a partir do nível de gerência, as metas corporativas das lideranças estão atreladas à diversidade de suas equipes, com o objetivo de promover a construção de times mais diversos”, afirmou a B3 em comunicado.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.