Siga nossas redes

Finanças

Emissora de CRIs Gramado Parks tem pedido de RJ aceito pela Justiça

Fundos imobiliários estão expostos aos Certificados de Recebíveis Imobiliários do grupo gaúcho.

A Justiça aceitou o pedido de recuperação judicial (RJ) do Grupo Gramado Parks, responsável pela emissão de uma série de Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs) que estão na carteira de diversos fundos imobiliários, como Devant Recebíveis Imobiliários (DEVA11), Hectare CE (HCTR11), Versalhes Recebíveis Imobiliários (VSLH11) e Serra Verde (SRVD11).

Três de quatro empresas que formam o grupo gaúcho entraram em RJ, segundo a Vara Regional Empresarial da Comarca de Caxias do Sul. O juiz do caso determinou ainda que a securitizadora Fortesec, responsável pela emissão dos CRIs, faça a devolução dos recebíveis em até 48 horas, sob pena de multa de R$ 100 mil.

O despacho  também impede que a Fortesec execute as garantias dadas pelas empresas do Grupo Gramado para a emissão dos CRIs. A empresa alega que tem dívidas que somam R$ 1,36 bilhão.

O Grupo Gramado alegou que a pandemia prejudicou os negócios e que o aumento do custo da dívida dificultou honrar os pagamentos.

FIIs de papel perdem mais no 1º tri com crise de crédito

Os fundos imobiliários que investem em certificados de recebíveis imobiliários, os CRIs, foram os que mais acumularam perdas no 1º trimestre de 2023, segundo levantamento do Clube FII. E o desempenho negativo tem relação com a atual crise de crédito pela qual passa o país, avaliam especialistas consultados pelo InvestNews.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.