Em fato relevante, a Americanas (AMER3), em recuperação judicial, comunicou ao mercado que os resultados do 4º trimestre de 2022 deverão ser divulgados em 31 de agosto deste ano.

A companhia também afirmou que os trabalhos de revisão e avaliação de inconsistências em lançamentos contábeis na conta dos fornecedores continuam em andamento. Logo, será o encerramento desta etapa que vai ditar se a varejista divulgará mesmo seus resultados no dia 31 de agosto.

A Americanas também afirmou que o processo visa garantir que as demonstrações financeiras reflitam a real posição patrimonial e financeira da companhia e de suas controladas.

Pessoas passam em frente a loja da Lojas Americanas em Brasília, 12 de janeiro de 2023. REUTERS/Ueslei Marcelino/Foto de arquivo/Foto de arquivo

Veja abaixo comunicado na íntegra:

“Americanas S.A. – Em Recuperação Judicial (“Americanas” ou “Companhia”), em cumprimento ao Ofício 648/2023–SLS da B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão, e em continuidade ao Fato Relevante divulgado em 24 de março de 2023, vem informar aos seus acionistas e ao mercado em geral que os trabalhos de revisão e avaliação, pela Companhia e pelos seus assessores e auditores independentes, dos efeitos das inconsistências em lançamentos contábeis redutores da conta de fornecedores nas demonstrações financeiras da Companhia relativas aos exercícios já encerrados, incluindo o exercício social encerrado em 31 de dezembro de 2022, continuam em curso. Estes trabalhos ocorrem em paralelo e estão sujeitos à conclusão da apuração acerca das circunstâncias que ocasionaram as referidas inconsistências contábeis, conduzidas pelo Comitê Independente, cujos trabalhos também permanecem em curso.

Dessa forma, embora tais trabalhos ainda não tenham sido concluídos e, portanto, não seja possível determinar com segurança a data de entrega das demonstrações financeiras anuais completas relativas ao exercício social encerrado em 31 de dezembro de 2022, a melhor
estimativa da Companhia, nesta data, é de poder divulgar tais informações até o dia 31 de agosto de 2023.

A Companhia reitera que os trabalhos descritos acima visam garantir que as demonstrações
financeiras reflitam adequadamente a posição patrimonial e financeira da Companhia e de suas controladas, bem como à apuração acerca das circunstâncias que ocasionaram as referidas inconsistências contábeis.

A Companhia manterá seus acionistas e o mercado informados sobre o desenvolvimento dos
assuntos objeto deste Comunicado ao Mercado”.