Quem tem mais de 30 anos vai se lembrar que a Volkswagen desfrutou de um longo período de soberania no Brasil. Estabelecida em 1953, a empresa foi sinônimo de automóvel por várias décadas e dominava as vendas no país com certa folga.
Porém, o reinado que parecia soberano ruiu nos anos 2000. Com uma estratégia bastante ousada e fazendo produtos que atendiam ao gosto de consumidores, a Fiat assumiu o topo e lá permanece até hoje.
Nem o domínio de 27 anos consecutivos do Gol resistiu. O modelo acabou destronado pelo Fiat Palio e mais tarde por Chevrolet Onix e Hyundai HB20 nas vendas de automóveis de passeio. Desde 2014, o Gol voltou à liderança apenas em julho de 2022, quando estava prestes a sair de cena.
Novo líder?
Só que o improvável aconteceu. O Polo, que assumiu o posto de carro de entrada da Volkswagen, foi o modelo mais emplacado em maio.
É verdade que o volume de 7.636 emplacamentos se deve em parte ao fato de a marca somar as vendas da linha Polo com o recém-lançado Polo Track. De toda maneira, esse artifício não é novo: várias fabricantes já fizeram o mesmo para turbinar as vendas de um carro.
Além disso, a estreia da nova gama no fim de 2022 deu fôlego extra ao Polo. Com discretas mudanças no visual e um reposicionamento de preços, o hatch subiu algumas posições no ranking de emplacamentos.
Mas foi a chegada do Polo Track que fez a VW voltar à liderança, ainda que momentaneamente. A fabricante tomou uma decisão acertada ao comercializar grandes lotes em vendas diretas – como fazia com o Gol há alguns anos.
É difícil dizer se o Polo honrará o legado do Gol conduzindo a VW de volta às primeiras posições. Entretanto, o bom resultado obtido em maio acende uma esperança de que a marca pode ter dias melhores, justamente no ano em que celebra sete décadas de presença no Brasil.
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