Saber como avaliar o valor de uma marca e como isso pode influenciar na atração e fidelização de consumidores, investidores, parceiros e talentos é extremamente importante, segundo Eduardo Chaves, sócio-diretor Brand Finance. Em entrevista ao Talk InvestNews, o executivo aponta como uma empresa se destaca em seu valor de marca no Brasil e no mundo e qual a diferença para o “valuation” (valor de mercado) – já que são coisas distintas.
Chaves é um especialista em marcas, com mais de 20 anos de experiência no mercado, além de professor na USP, FIA e FGV. Ele também foi fundador e consultor sênior da Guarded Brands, e consultor pleno das empresas Brand Analytics e Mercadotecnia. Empresas, como, AmBev (ABEV4), Banco do Brasil (BBSA3), Grupo Hospital São Francisco (Teorema), e FUNDACE/USP também constam em seu currículo.
Durante entrevista neste episódio, o especialista revela muitos dados sobre como as marcas são percebidas e avaliadas pelos diferentes públicos e qual a diferença entre valor de marca e valuation, já que o primeiro tem maior poder de atrair públicos mais amplos, patrocínios adicionais e melhorar as vendas, do que o segundo.
“O valor de marca é uma medida da força e do potencial da marca, que pode influenciar na atração e na fidelização de consumidores, investidores, parceiros e talentos. A Brand Finance usa uma metodologia diferenciada para fazer suas avaliações, considerando vários aspectos como a performance financeira, o comportamento do consumidor, a reputação da marca, o impacto social e ambiental, entre outros”.
Chaves destaca ainda a importância do contexto brasileiro, apontando a preocupante queda na percepção da marca Brasil. Essa tendência pode ter implicações econômicas significativas, como a redução do PIB e a diminuição da atratividade turística, questões que merecem atenção e análise mais aprofundada.
O Talk InvestNews é apresentado por Dony De Nuccio e conta com a participação de Leandro Guissoni. Todo episódio um convidado conta a sua trajetória no mundo dos negócios.
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