(Reuters) – A BYD vai erguer uma fábrica de veículos elétricos no México, publicou o Nikkei nesta quarta-feira. A companhia pretende criar no país um centro de exportação para os Estados Unidos, disse um diretor da empresa no México ao jornal japonês.
A BYD recentemente ultrapassou sua maior rival, a norte-americana Tesla, na liderança do ranking de maiores fabricantes de carros elétricos do mundo em vendas.
A montadora chinesa lançou um estudo de viabilidade para a fábrica mexicana e está atualmente negociando com as autoridades sobre os termos, incluindo a localização da instalação, segundo o Nikkei.
Embora as vendas da BYD estejam concentradas na China, a montadora tem se expandido ao exterior e já está construindo uma fábrica de carros no Brasil.
“A produção no exterior é indispensável para uma marca internacional”, disse o gerente nacional da BYD México, Zhou Zou, ao Nikkei.
No mês passado, o presidente-executivo da Tesla previu que as montadoras chinesas “demolirão” as rivais globais sem a imposição de barreiras comerciais.
(Por Sameer Manekar)
Veja também
- Volkswagen fecha acordo com sindicatos para cortar 35 mil empregos até 2030
- BC faz oitava intervenção no câmbio e injeta US$ 28 bilhões em 10 dias no mercado
- CCR fecha acordo para uso de energia solar em pedágios nas rodovias Anhanguera e Bandeirantes
- Governo lança regras de leilão para contratar pequenas hidrelétricas em 2025
- Boeing recebe maior pedido do ano de jatos 737 MAX