O varejo alimentar enfrentou grandes desafios em 2023, sendo os juros – ainda em patamares altos – um dos vilões. Mas segundo Jorge Faiçal, o entrevistado deste Talk InvestNews, as expectativas para 2024 são otimistas. A previsão é de recuperação, impulsionada por fatores como a redução da Selic e o controle da inflação, que devem melhorar o poder de compra e estimular o consumo.
Nesse cenário, os atacarejos e grandes varejistas enfrentam a crescente preferência dos consumidores por negócios locais, que oferecem comodidade e uma conexão mais próxima, segundo Faiçal.
Já em relação ao futuro dos supermercados, o empresário aponta que o Brasil ainda está engatinhando nas novas formas de consumo alimentar. Atualmente, as compras de supermercado feitas no online representam apenas 2% no país. Por isso, o executivo acredita que as compras em lojas físicas devem prevalecer em torno de 90% nos próximos cinco anos.
Além de ser um ponto de distribuição, as lojas físicas são um local de experiência que o consumidor brasileiro ainda procura muito. Em somatória, para mercados venderem no e-commerce, é necessário toda uma cadeia logística especializada – algo que não é trivial, explica.
Quanto a carreira no ramo varejista alimentício, Faiçal menciona que falta capacitação profissional para trabalhar no setor. Para ele, poucos entendem a nova dinâmica do mercado e, por isso, empresários estão com dificuldade de preencher vagas e cadeiras em aberto, sobretudo as vagas relacionadas com o meio digital.
Jorge Faiçal é um dos executivos mais experientes do setor de varejo alimentar do país. Na carreira, foram seis anos de Walmart, três de Carrefour e 14 no Grupo Pão de Açúcar, onde se tornou diretor e CEO. Assuntos como as tendências apresentadas na National Retail Federation (NRF) 2024, varejistas dos EUA que têm chamado atenção e os aprendizados durante a carreira também foram retratados neste episódio.
O Talk InvestNews é apresentado por Dony De Nuccio e conta com a participação de Leandro Guissoni. Todo episódio um convidado conta a sua trajetória no mundo dos negócios.
Veja também
- Shopee se torna lucrativa e ajuda controladora Sea a superar estimativa de receita
- Nem tudo é remédio: a receita da Panvel para crescer 50% em quatro anos
- Mesmo após ajuste de preços, Ambev segue pressionada por ameaça do câmbio e matérias-primas
- De olho na Black Friday, Natura lança loja virtual no Mercado Livre
- Stone vê maior queda do ano em vendas no varejo em setembro