Levar os animais domésticos para um novo país é um processo delicado. Além de toda a preocupação com o trajeto – se vão chegar ‘são e salvos’ no novo destino –, as mães e os pais de pets precisam organizar toda a documentação antes da viagem. O processo pode levar até três meses e, por isso, deve ser planejado com antecedência.
No episódio desta semana da série Passaporte InvestNews, o jornalista Dony de Nuccio – que se mudou recentemente para os Estados Unidos – conta como foi sua experiência ao levar seus dois filhos peludos para terras americanas.
Vale dizer que o país têm regras rígidas para receber os animais, em especial os cachorros. Desde 2021, o cão que vai entrar nos Estados Unidos precisa ter um microchip, implantado sob a pele. O dispositivo armazena informações do pet e também do dono.
Quanto às vacinas, a maior preocupação dos Estados Unidos é com a raiva, que já foi erradicada por lá. O país exige carteira de vacinação, com comprovante de vacina antirrábica de validade internacional, além de um teste de sorologia para atestar que o animal está imunizado. O tutor também deve solicitar o import permit ao Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos.
Com a documentação pronta, o Ministério da Agricultura do Brasil emite o Certificado Veterinário Internacional (CVI), que atesta para os Estados Unidos que o animal cumpre todos os requisitos veterinários.
O passo seguinte é escolher a companhia aérea e a caixa para transportar os pets. Para o conforto do animal, vale a pena familiarizá-lo com o ambiente provisório para que se sinta mais acolhido no dia da viagem. Vale dizer que há empresas especializadas para ajudar no passo a passo da viagem. Confira mais dicas no vídeo abaixo:
O episódio sobre como planejar a ida dos pets para os Estados Unidos é o quinto da série Passaporte InvestNews. No vídeo anterior, você confere dicas sobre como organizar a mudança para os Estados Unidos.
Os prós e contras de morar nos quatro destinos mais procurados pelos brasileiros nos Estados Unidos e como conseguir o green card e o visto para trabalhar no país também estão entre os já temas abordados no programa.
Todas as quartas, 18h, você confere um novo episódio em nosso canal no YouTube.
Boa jornada.
CONFIRA: Calculadora de pets
Veja também
- Impostos, dívida e imigração: os grandes efeitos da eleição americana para os EUA
- Tradicional rede americana, TGI Friday’s pede recuperação judicial
- Dólar a R$ 6,00 e pressão sobre os juros: o contágio do ‘Trump trade’ para o Brasil
- Suzano avalia expansão nos EUA com compra de empresa da Kraft
- Nos Estados Unidos, o futebol é outro: conheça os esportes mais famosos por lá