Desta vez não teremos desfile de barcos pelo Rio Sena, nem artistas cantando e dançando sobre prédios e monumentos históricos, muito menos a Torre Eiffel ao fundo. Ao contrário da inovadora abertura, a cerimônia de encerramento das Olimpíadas de Paris 2024 vai seguir a tradição e será realizada em um estádio fechado, o Stade de France, neste domingo (11).
Com ingressos vendidos por 250 euros, a cerimônia começa às 16h e deve durar três horas. São esperadas 80 mil pessoas no estádio para acompanhar uma celebração com a presença de mais de 100 artistas, além do desfile das delegações dos 205 países e o apagar da chama olímpica.
Também haverá a apresentação da sede das próximas Olimpíadas, que serão realizadas em Los Angeles (EUA) em 2028.
LEIA MAIS: Quadro de medalhas das Olimpíadas
Onde assistir a cerimônia de encerramento?
Será possível acompanhar a cerimônia pela TV aberta, TV por assinatura, streaming ou Youtube. TV Globo, Sportv, Globoplay e Cazé TV vão transmitir.
É a despedida das Olimpíadas, que começaram oficialmente em dia 26 de julho, apesar de dois dias antes algumas competições já terem sido iniciadas. Horas antes da festa de encerramento ainda haverá disputa por medalhas em Paris, na maratona feminina, basquete feminino, ciclismo, handebol masculino, pentatlo moderno feminino, vôlei feminino, polo aquático masculino, lutas e levantamento de peso.
Cerimônia existe desde 1896
A cerimônia de encerramento é realizada desde a primeira edição das Olimpíadas, em 1896, e se caracteriza principalmente pela descontração e confraternização entre as delegações. Os atletas se misturam, tiram fotos, trocam presentes e ficam mais livres em relação à cerimônia de abertura.
Como é a cerimônia de encerramento?
Alguns protocolos, porém, precisam ser cumpridos. O presidente da França, Emmanuel Macron, e o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, fazem pronunciamentos. Será tocado o hino da França e haverá ainda o hasteamento da bandeira.
Também é realizado o desfile de bandeiras dos países membros do COI e dos atletas que competiram em Paris. Em seguida, a bandeira olímpica será entregue a um representante da cidade que sediará as próximas Olimpíadas, Los Angeles, em 2028.
Também serão apresentadas as Paralimpíadas, que vão acontecer em Paris de 28 de agosto a 8 de setembro. Algumas medalhas finais também são entregues durante a cerimônia de encerramento. No final, a tocha olímpica é apagada.
Veja a programação:
- Cena de abertura
- Discursos e hinos
- Entrada das bandeiras nacionais
- Desfile de atletas
- Agradecimentos aos voluntários
- Cerimônia de entrega das medalhas
- Show artístico
- Entrega dos Jogos Paralímpicos Paris 2024
- Entrega para Los Angeles 2028
- Grande Final
Quem deve cantar no encerramento?
A festa de encerramento também foi planejada por Thomas Jolly, diretor da cerimônia de abertura. Ele promete surpreender o público com o espetáculo chamado “Records”, com muita dança no gramado do Saint-Denis. Alguns artistas também devem se apresentar. Snoopy Dogg, Billie Ellish e a banda californiana Red Hot Chilli Peppers vão cantar já anunciando a próxima edição dos Jogos.
A cerimônia de encerramento está sendo chamada de “Records”. Thomas Jolly, que foi diretor artístico da cerimônia de abertura, por vezes controversa, também será o diretor artístico da cerimônia de encerramento.
Veja também
- Após boom-olímpico, França sofre ressaca com alta da incerteza econômica
- Medalhas: num ranking balizado por PIB per capita, Brasil ficaria à frente dos EUA
- O que funcionou e o que não funcionou nas Olimpíadas de Paris 2024?
- Quando começam as Paralimpíadas de Paris 2024?
- COB vai pagar R$ 5,39 milhões pelas medalhas do Brasil nas Olimpíadas