A Starbucks anunciou a nomeação de Brian Niccol, atual CEO da Chipotle Mexican Grill, como seu novo CEO e presidente, substituindo Laxman Narasimhan, que estava no cargo há pouco mais de um ano. Narasimhan também deixará seu assento no conselho de administração.
A diretora financeira da Starbucks, Rachel Ruggeri, atuará como CEO interina até que Niccol assuma seu novo papel em 9 de setembro, informou a empresa. Mellody Hobson, presidente do conselho da Starbucks, se tornará diretora independente líder.
As ações da Starbucks subiram 12% no pré-mercado após o anúncio, enquanto as ações da Chipotle caíram 10%.
LEIA MAIS: Cade aprova compra de ativos da Starbucks Brasil por operadora do Burger King
A mudança repentina na liderança ocorre após relatos de que os investidores ativistas Elliott Investment Management e Starboard Value adquiriram participações na empresa. A Starbucks e a Elliott estavam em negociações para adicionar Jesse Cohn, sócio-gerente do investidor ativista, ao seu conselho de administração. A rede de cafeterias também estava considerando a criação de comitês para revisar a alocação de capital e melhorias operacionais.
Niccol ingressou na Chipotle como CEO em 2018 e tornou-se presidente do conselho da empresa em 2020. Antes de sua passagem pela Chipotle, ele foi CEO da Taco Bell.
Veja também
- Starbucks suspende divulgação de projeções anuais em ‘turnaround’ com novo CEO
- Novo CEO da Starbucks desfaz o que antecessor tinha feito apenas seis meses antes
- Zamp planeja aumentar em 10 vezes as lojas da Starbucks no país
- Combo de US$ 5 do McDonald’s intensifica guerra de preços com Burguer King e Starbucks
- Dona do Burguer King compra operação de lojas da Starbucks no Brasil por R$ 120 milhões