A Exxon Mobil desistiu da disputa para comprar metade da participação da Galp Energia em uma grande descoberta de petróleo na Namíbia. O processo atraiu o interesse de grandes empresas de energia, informaram fontes com conhecimento do assunto.
Mais de 12 empresas petrolíferas, incluindo a Exxon, a Shell e a estatal brasileira Petrobras, manifestaram interesse na participação de 40% da Galp na descoberta offshore de Mopane, segundo as fontes.
A Galp também está propondo que o comprador opere o campo.
As razões para a retirada da Exxon do processo não são claras. Outras empresas continuam a engajar com a Galp na venda, disseram as fontes.
A Exxon e a Galp não quiseram comentar.
Estima-se que Mopane tenha pelo menos 10 bilhões de barris de petróleo e gás equivalente e pode ser avaliado em mais de 10 bilhões de dólares, de acordo com algumas estimativas.
O processo de venda ocorre após uma série de descobertas promissoras em alto-mar feitas pela Shell e pela TotalEnergies nos últimos anos, o que aumentou a perspectiva de o país sul-africano se tornar uma importante nação produtora de petróleo.
Veja também
- Quem é – e o que pensa – Scott Bessent, secretário do Tesouro anunciado por Trump
- CBA vende participação na Alunorte para a Glencore por R$ 236,8 milhões
- BRF compra fábrica e passa a ser a primeira empresa de proteínas a produzir na China
- Argentina anuncia licitação para privatizar hidrovia Paraguai-Paraná
- Petrobras confirma plano de investir mais de R$ 635 bilhões entre 2025 e 2029