A Boeing Co. disse que planeja cortar sua força de trabalho em cerca de 10%, respondendo à crise que a fabricante de aviões enfrenta enquanto enfrenta uma greve prolongada de trabalhadores e uma crise de caixa cada vez pior. As reduções incluirão executivos, gerentes e funcionários, disse a CEO Kelly Ortberg em um memorando aos funcionários. A Boeing encerrou 2023 com 171.000 funcionários.
“Nosso negócio está em uma posição difícil e é difícil exagerar os desafios que enfrentamos juntos”, disse Ortberg no memorando.
A empresa disse que espera reportar uma receita de US$ 17,8 bilhões no terceiro trimestre e um prejuízo por ação de US$ 9,97, de acordo com números preliminares. A saída de caixa operacional ficou em US$ 1,3 bilhão, deixando a Boeing com dinheiro e investimentos em títulos negociáveis de US$ 10,5 bilhões no final do trimestre, disse. A empresa deve reportar os números completos em 23 de outubro.
A empresa revelou as medidas e os números dos lucros enquanto busca colocar suas negociações com os sindicatos de volta nos trilhos. A Boeing fez duas ofertas de salários mais altos, ambas recusadas pelos trabalhadores. Cerca de 33.000 funcionários em suas principais instalações na área de Seattle estão em greve há um mês, devastando a produção e drenando as reservas da Boeing.
As últimas negociações fracassaram no início desta semana, sem um caminho claro sobre quando e como elas podem ser retomadas.
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A Boeing já iniciou uma série de planos de corte de custos enquanto luta com reservas decrescentes e baixa produção. A empresa colocou alguns trabalhadores em licença, congelou contratações e cortou viagens corporativas. Ortberg disse que a empresa não prosseguiria com o próximo ciclo de licenças como parte de seu plano de cortar empregos.
As ações da Boeing acumulam queda 42% este ano até o fechamento.
Ortberg também disse que a empresa notificou os clientes de que as primeiras entregas do 777X agora são esperadas para 2026, citando a paralisação do trabalho em andamento e a pausa nos testes de voo. Em agosto, a Boeing anunciou que estava suspendendo os testes devido a rachaduras em um componente-chave que conecta os motores do avião às asas.
É o mais recente revés para o jato, que já sofreu atrasos na certificação pela Administração Federal de Aviação.
O atraso da versão de passageiros, bem como do cargueiro — agora programado para 2028 — resultará em uma cobrança de lucro antes dos impostos de US$ 2,6 bilhões, disse a Boeing. No geral, a subsidiária de aeronaves comerciais terá encargos de lucros antes dos impostos de US$ 3 bilhões, em parte dos programas 767 que estão acabando.
O negócio de defesa e espaço terá encargos de lucros antes dos impostos de US$ 2 bilhões, disse a Boeing.
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