O Operador Nacional de Energia Elétrica (ONS) estimou nesta sexta-feira (13) que os reservatórios de hidrelétricas do Sudeste/Centro-Oeste, principal subsistema para armazenamento das usinas, deverão alcançar 51,2% da capacidade ao fim de dezembro, um aumento de mais de 4 pontos percentuais em relação ao previsto na semana passada.
A melhora decorre de chuvas mais favoráveis previstas para o mês, devendo superar a média histórica na região. A previsão de energia natural afluente para o Sudeste/Centro-Oeste passou para 107% da média, ante 90% estimados há uma semana.
As chuvas deverão ser abundantes também no Sul, chegando a 212% da média histórica em dezembro, ante projeção de 124% no boletim da semana passada.
LEIA MAIS: Regulamentação de eólicas offshore vai para sanção com ‘jabutis’ para carvão e gás
Para as demais regiões, a previsão é de chuvas em 61% da média no Nordeste (ante 51% na semana anterior) e em 92% no Norte (ante 82%).
Já para a carga de energia elétrica no país, o órgão projetou alta de 0,9% ante dezembro de 2023, a 81.117 megawatts médios, ante crescimento de 1,1% previsto na semana anterior.
Veja também
- BC segue ativo para conter câmbio e fará novo leilão de dólares na segunda-feira
- De R$ 10 milhões para cima: Gafisa centra foco em imóveis de ‘luxo absoluto’ para 2025
- No day after do Copom, bolsa tem queda forte e dólar volta a subir
- CCR supera Pátria e EPR e leva pacote de rodovias do Paraná
- Às vésperas de mais uma alta do juro, dólar bate novo recorde: R$ 6,082