Um avião de pequeno porte com dez pessoas a bordo caiu neste domingo sobre lojas no centro da cidade turística de Gramado, no Rio Grande do Sul, conforme autoridades da Defesa Civil, com informações preliminares indicando não haver sobreviventes.
O empresário Luiz Claudio Galeazzi e sua família estavam na aeronave. Galeazzi era presidente Galeazzi & Associados, consultoria de reestruturação de empresas fundada por seu pai, Claudio Galezzi, morto em 2023.
“Infelizmente, as informações iniciais dão conta de que os ocupantes da aeronave não sobreviveram”, disse o governador Eduardo Leite em uma postagem na plataforma de mídia social X.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, pelo menos 15 pessoas foram levadas para o hospital da cidade, a maioria delas sofrendo após inalação de fumaça causada pelo incêndio provocado pelo acidente.
Segundo as autoridades, o avião atingiu primeiro a chaminé de um edifício e, em seguida, o segundo andar de uma casa, antes de se chocar contra uma loja de móveis. Os destroços também atingiram uma pousada próxima.
Situada em uma região montanhosa, Gramado é o destino turístico mais popular do Rio Grande do Sul, que foi severamente afetado no início deste ano por enchentes que causaram dezenas de mortes, destruíram a infraestrutura e prejudicaram significativamente a economia do estado.
O acidente deste domingo ocorreu poucos dias antes do Natal, um período particularmente movimentado para a cidade, que é tradicionalmente enfeitada com decorações da época e recebe eventos festivos.
Veja também
- Boeing recebe maior pedido do ano de jatos 737 MAX
- Plano de reestruturação financeira da Azul traz proposta para troca de dívidas
- Eslováquia iniciará processo de compra de aeronaves C-390, informa Embraer
- Boeing retoma a produção do 737 após entregas atingirem nível mais baixo em quatro anos
- Companhias aéreas globais se preparam para recorde de passageiros em 2025