A OpenAI planeja lançar uma versão inicial de um novo recurso do ChatGPT que permite aos usuários agendar tarefas simples para serem concluídas mais tarde, enquanto a startup trabalha para transformar seu popular chatbot em um assistente digital mais dinâmico que compete com o Alexa da Amazon.

O recurso, anunciado na terça-feira, permitirá que os usuários peçam ao ChatGPT para redigir uma piada para crianças na hora de dormir às 20h ou simplesmente compartilhar um lembrete para passear com o cachorro todas as manhãs às 8h. O chatbot enviará uma notificação por escrito, como um alerta do aplicativo móvel ChatGPT, no horário marcado.

LEIA MAIS: Usando o ChatGPT em toda a sua potência: 4 dicas essenciais

Dois anos após a OpenAI lançar o ChatGPT, o produto agora tem mais de 300 milhões de usuários ativos semanais que recorrem a ele para escrever e-mails, cuspir letras de músicas e pesquisar na web. Com a opção de agendamento, a OpenAI está competindo para tornar o ChatGPT mais útil ao longo do dia, adicionando funcionalidade semelhante ao que há muito tempo é oferecido por assistentes digitais como o Assistente do Google, Siri da Apple Inc. e Alexa.

A OpenAI espera lançar o recurso em beta nos próximos dias para seus usuários pagos do ChatGPT Plus, Team e Pro, disse a empresa. Os usuários poderão agendar tarefas na web ou por meio dos aplicativos ChatGPT da OpenAI e, posteriormente, modificar essas tarefas no mesmo bate-papo em que foram configuradas. Os usuários também podem acessar um gerenciador de tarefas no site do ChatGPT.