O Banco Europeu de Investimento espera dobrar o montante de investimentos que facilita para a defesa e a segurança este ano, à medida que a região busca impulsionar o setor, disse a presidente Nadia Calvino.

“No ano passado, mobilizamos 1 bilhão de euros (US$ 1 bilhão) em investimentos para o setor de segurança e defesa”, disse Calvino em uma entrevista no Fórum Econômico Mundial em Davos, na quinta-feira (23). “Esperamos dobrar esse valor em 2025.”

A União Europeia está buscando impulsionar seu setor de defesa após anos de gastos insuficientes. No ano passado, o primeiro chefe de defesa da UE lançou a ideia de emitir títulos conjuntos para ajudar a acelerar o setor do bloco.

Os projetos de defesa financiados até o momento com a ajuda do BEI incluem mobilidade militar, infraestrutura e satélites, disse Calvino na entrevista, acrescentando que em 2025 poderá haver alguns projetos europeus maiores.

A Europa também continuará a liderar a transição para uma economia mais verde, disse ela, mesmo quando as empresas e os governos de outros países reduzirem seus compromissos públicos com essa meta.

“No caso da Europa, é óbvio”, disse Calvino. “Precisamos nos tornar independentes dos combustíveis fósseis. É uma questão de segurança, é uma questão de competitividade.”