Usuários de smartphones Android ganharam nesta quarta-feira (12) um novo aplicativo na Google Play Store: o Apple TV+. É a primeria vez que a empresa expande o serviço de vídeo para telefones Android, um movimento para aumentar o número de assinantes de sua plataforma de streaming.

O TV+ foi lançado em 2019, mas até agora era reservado para os telefones e dispositivos próprios da Apple e plataformas de TV de terceiros, como o Roku.

Além do movimento com o TV+, a Apple permitirá que os usuários acessem seu MLS Season Pass no aplicativo para Android. O serviço, que permite aos fãs assistir a partidas da Major League Soccer, foi lançado em fevereiro de 2023.

Medida de exceção

A novidade marca a rara ocasião em que a Apple oferece serviços no Android da Google, seu maior competidor em software para smartphones.

Embora a Apple forneça seu serviço de música como um aplicativo para Android, ela geralmente tenta manter os clientes dentro dos limites de seu próprio ecossistema de produtos.

Concorrência de streaming

Dar esse passo sugere que a Apple está tentando aumentar o apelo do TV+ e desafiar serviços de streaming como Netflix e Disney+. Embora a fabricante do iPhone tenha tido sucessos na plataforma, como “Severance” e “Ted Lasso”, ela está bem atrás das maiores plataformas em número de espectadores, de acordo com estimativas da indústria. A Apple nunca divulgou números de assinantes ou receita para o TV+.

Lançado por US$ 4,99 por mês, o Apple TV+ agora custa US$ 9,99 mensais. A Bloomberg News foi a primeira a relatar no ano passado que a Apple estava trabalhando em um aplicativo para Android do TV+. Na época, um porta-voz da empresa se recusou a comentar.