A Amazon MGM Studios obteve o controle criativo da franquia de filmes James Bond ao estabelecer uma nova joint venture com os guardiões históricos Michael Wilson e Barbara Broccoli, marcando o fim de um impasse de quase três anos entre a gigante do comércio eletrônico e a família que controlava o personagem.
A mudança abre caminho para que a Amazon.com Inc. ofereça mais da série do espião britânico nos cinemas e em sua plataforma de streaming Prime Video. Broccoli, uma produtora de cinema e teatro, e seu meio-irmão Wilson permanecerão coproprietários do negócio, segundo comunicado divulgado nesta quinta-feira. Os termos financeiros do acordo não foram divulgados.
O acordo marca o fim do controle absoluto que a família Broccoli tinha sobre a franquia, que estava paralisada desde 2021 devido a divergências sobre o futuro da série. Barbara Broccoli, que herdou o controle de seu pai, Albert “Cubby” Broccoli, mantinha até então poder irrestrito sobre decisões criativas, desde o roteiro até a escolha do protagonista.
“Com minha carreira no 007 se estendendo por quase 60 anos incríveis, estou me afastando da produção dos filmes de James Bond para focar em projetos artísticos e beneficentes”, disse Wilson no comunicado. “Barbara e eu concordamos que é hora de nosso parceiro de confiança, Amazon MGM Studios, liderar James Bond para o futuro.”
A Amazon fechou sua aquisição de US$ 8,5 bilhões do icônico estúdio Metro-Goldwyn-Mayer em 2022, visando principalmente a franquia Bond. A MGM, que historicamente abrigou a série 007, deu à Amazon um grande catálogo com mais de 4.000 filmes e 17.000 programas de TV que a empresa de streaming poderia oferecer no Prime Video ou em seu aplicativo gratuito com anúncios. A aquisição deu à Amazon direitos de distribuição de todos os filmes de James Bond.
O acordo encerra um período de incerteza para a franquia, que estava sem novidades desde o lançamento de “Sem Tempo para Morrer” em 2021, última aparição de Daniel Craig no papel. Durante o impasse, Barbara Broccoli resistiu a propostas da Amazon para expandir o universo Bond com séries de TV e outros projetos derivados, defendendo a integridade criativa da série que já arrecadou quase US$ 8 bilhões apenas em vendas de ingressos desde “Dr. No”, de 1963.
©2025 Bloomberg L.P.