A Hidrovias do Brasil, empresa que tem a Ultra como acionista de referência, anunciou na madrugada desta sexta-feira (28) a venda de suas operações de cabotagem para a Norsul por R$ 715 milhões. O acordo, divulgado em fato relevante ao mercado, inclui R$ 521 milhões em dívidas e será pago à vista.
“Operações de cabotagem”, para quem é menos familiarizado com os léxicos marítimos, nada mais é do que o transporte de cargas ou passageiros entre portos dentro do mesmo país.
É como um “frete marítimo doméstico”, parecido com transportar mercadorias por caminhão ou trem, só que pelo mar ou rios. No Brasil, por exemplo, a cabotagem é uma alternativa ao transporte rodoviário para conectar diferentes regiões sem depender tanto das estradas.
A venda das operações adquiridas em 2016 ajudará na redução da alavancagem financeira, segundo a companhia. A empresa não forneceu detalhes adicionais.
Segundo o documento, “a venda da operação de cabotagem reforça o foco no posicionamento estratégico da Companhia, permitindo a otimização do seu portfólio de negócios e a concentração de esforços nos investimentos de maior atratividade estratégica e sinergia operacional, além da contribuição imediata com a redução do seu nível de alavancagem financeira.”
A conclusão desta transação, de acordo com a publicação, assinada por André Saleme Hachem, diretor financeiro e de eelações com investidores da companhia, está sujeita a aprovações regulatórias e cumprimento de condições precedentes usuais nesse tipo de operação.
“A Companhia manterá os acionistas e o mercado em geral informados do andamento desta transação, de acordo com a regulamentação aplicável”, finaliza.
Vale lembrar que no final de dezembro de 2024, A Hidrovias do Brasil resolveu cancelar um aumento de capital de até R$ 1,5 bilhão diante da piora do quadro macroeconômico do país que, segundo a companhia, afetou a atratividade da operação entre investidores.
Mas a companhia afirmou que assinou com a Ultra um termo para adiantamento de um futuro aumento de capital de R$ 500 milhões, com os recursos indo para o caixa da empresa até 27 de dezembro.
“Os recursos provenientes do adiantamento serão utilizados pela companhia no curto prazo para fortalecer sua estrutura de capital, considerando um vencimento de dívida relevante em janeiro de 2025”, afirmou a Hidrovias do Brasil em fato relevante ao mercado, citando que esse aumento de capital privado será aprovado pelo conselho de administração “ainda no primeiro trimestre de 2025”.
O aumento de capital cancelado – de no mínimo R$ 1,2 bilhão e no máximo R$ 1,49 bilhão – se daria ao preço de R$ 3,40 reais.
O conselho da Hidrovias havia aprovado o aumento de capital no final de agosto, com a operação se destinando a viabilizar acesso a novos investimentos e prevendo que a Ultra exercesse direito de preferência. Na época, a ação da transportadora valia R$ 3,49. O papel encerrou nesta quinta-feira cotado a R$ 2,80.