A Atlântica Exportação e Importação, Cafebras, Montesanto Tavares Group Participações e Companhia Mineira de Investimento em Cafés apresentaram pedido de recuperação judicial na última sexta-feira (28). Em nota, as empresas informaram que buscam reestruturar dívidas que somam R$ 2,13 bilhões.

Em processo distribuído à 2ª Vara Empresarial da Comarca de Belo Horizonte, as empresas apontaram que a crise econômico-financeira resulta do alto número de rolagens de café e inadimplências de produtores.

Em novembro passado, as tradings Atlantica Coffee e Cafebras, do grupo Montesanto Tavares, protocolaram na Justiça pedido para abertura de negociação com credores devido à escalada dos preços do café a níveis recordes.

As companhias indicaram que a alta no preço do café e a desvalorização do real frente ao dólar agravaram a situação.

“As recuperandas sempre prezaram pelo respeito aos compromissos assumidos e pela perseverança, empenhando-se em atuar com excelência na entrega de seus produtos e serviços. O pedido de recuperação judicial formulado está alinhado a esses valores e, sem qualquer dúvida, servirá para que as dificuldades financeiras sejam superadas”, afirmou.

As companhias reiteram no comunicado o seu “compromisso” com seus colaboradores, clientes, produtores e credores.