Em fevereiro a empresa de shoppings Iguatemi (IGTI11) surpreendeu o mercado ao anunciar um novo nome para a cadeira de CEO. Mas essa é apenas uma das novidades que devem impactar seus resultados daqui para frente, juntamente com a compra de shoppings renomados e a abertura de lojas de marcas famosas internacionalmente.
O novo nome a ocupar a presidência da Iguatemi é Ciro Zica Neto, que antes era vice-presidente comercial do grupo desde 2023. Ele ingressou na empresa em 2010 e foi diretor de operações por sete anos. Entre 2020 e 2023 esteve fora da Iguatemi, atuando como diretor de desenvolvimento e expansão da C&A. Em seu histórico recente, Neto contribuiu para manter a taxa de ocupação dos shoppings da rede em 97,7% e o fortaleceu as relações do grupo com grandes marcas nacionais e internacionais.
A expectativa é de que Neto dê continuidade às estratégias da CEO anterior, Cristina Betts, que foi a primeira presidente de fora da família fundadora da Iguatemi, os Jereissati, e ocupava a cadeira desde 2021. O que deve se manter também é o estilo de gestão próximo dos acionistas controladores.
Hoje, a família Jereissati tem 26,94% das units do grupo e 65% dos votos na assembleia da empresa — graças a uma reestruturação societária promovida em 2021. O fundador, Carlos Francisco Ribeiro Jereissati, e seus filhos Carlos Jereissati Filho e Pedro Jereissati ocupam cadeiras no conselho de administração e costumam atuar próximo da gestão executiva, garantindo um “olhar de dono” nos negócios.
Mais shoppings, novas marcas
A troca no comando que, segundo a empresa, se deu em comum acordo, acontece em um momento em que a Iguatemi traz dois novos ativos importantes para o seu portfólio. Em março, a empresa assinou o contrato para a aquisição de participações majoritárias nos shoppings Pátio Higienópolis e Pátio Paulista, em São Paulo.
A transação foi a segunda maior compra de shoppings da história do país, totalizando R$ 2,58 bilhões. Esses ativos reforçam a estratégia do grupo de se manter focado em consumidores das classes A e B, que são responsáveis por sete em cada dez frequentadores de shoppings no Brasil. Seguindo essa estratégia, no último ano a Iguatemi também comprou uma participação minoritária no shopping RioSul, no Rio de Janeiro.
Em 2025, a empresa inaugurará lojas de marcas renomadas no exterior que desembarcam no país pela primeira vez. Trata-se da varejista americana H&M, da grife japonesa Comme des Garçons e da marca californiana de roupas esportivas Alo Yoga.
Com novos shoppings e novas marcas, a companhia espera continuar crescendo mesmo diante do cenário macroeconômico mais desafiador em 2025 — com a taxa de juros subindo e ameaçando desacelerar o consumo. Em 2024, as vendas da Iguatemi cresceram acima da média do setor. Os shoppings do país tiveram alta de 1,9% nas vendas enquanto na Iguatemi o crescimento foi de 12% , totalizando um faturamento de R$ 21,2 bilhões.
O InvestNews procurou a Iguatemi, mas a empresa não concedeu entrevista.