A Oi está preparando um pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos, o chamado Chapter 11, segundo pessoas familiarizadas com o assunto.

A empresa de telecomunicações está trabalhando com o escritório de advocacia White & Case, disseram as pessoas, que pediram para não serem identificadas ao discutir um assunto privado. A companhia provavelmente entrará com o pedido de Chapter 11 assim que o seu processo do chamado Chapter 15 for encerrado, disse uma das pessoas.

White & Case e Oi não responderam a pedidos de comentário.

A Oi entrou com um pedido de recuperação judicial em um tribunal do Rio de Janeiro em 2023, pouco tempo depois de sair de uma das maiores reestruturações de dívida da história do Brasil. A empresa adotou medidas semelhantes nos EUA, onde entrou com um pedido com base no Chapter 15.

No mês passado, a Oi solicitou o encerramento deste processo de Chapter 15, após implementar diversas medidas de reestruturação. Segundo um comunicado, a empresa disse que ainda estudava alternativas para enfrentar sua situação financeira, o que poderia incluir novas medidas, como um pedido de reestruturação com base no Chapter 11.

Diferente de um processo de Chapter 11 nos EUA — que centraliza os esforços de reestruturação da dívida de uma empresa nos Estados Unidos e prevê uma ampla supervisão e fiscalização por parte de um tribunal americano —, o Chapter 15 é um processo complementar, no qual a justiça americana reconhece e dá validade a um processo de recuperação conduzido em outro país.

Em maio, a Oi teve sua nota de crédito rebaixada pela Fitch Ratings de CCC para C. Segundo a agência, o rebaixamento reflete o agravamento da situação financeira da Oi, evidenciado por uma queima de caixa acima do esperado pela Fitch.