A Minerva, maior exportadora de carne bovina da América do Sul, elevou os estoques do produto nos Estados Unidos antes das tarifas de 50% do presidente Donald Trump sobre o Brasil, de acordo com o principal executivo do setor financeiro da empresa.

“A Minerva acelerou os embarques de carne bovina do Brasil para os EUA em uma aposta de que as tarifas vão restringir ainda mais a oferta americana e aumentarão os preços”, disse o diretor financeiro Edison Ticle em uma entrevista na quarta-feira.

A medida ajudou a impulsionar as vendas totais de carne bovina brasileira para o recorde no primeiro semestre do ano, mostraram dados do governo.

Minerva espera preços maiores

A grave escassez de gado nos EUA, o maior produtor mundial de carne bovina, fez os preços dispararem, o que tornou o mercado mais atrativo para os fornecedores brasileiros.

A Minerva espera que os preços subam ainda mais, caso as exportações do Brasil para os EUA sejam interrompidas.

A diretoria da empresa afirmou que ainda que pode acessar o mercado americano a partir de suas operações no Paraguai, Uruguai e Argentina, que estão sujeitas a tarifas mais baixas.

A Minerva registrou lucros recordes no segundo trimestre, o que superou até mesmo as estimativas mais otimistas de analistas, segundo projeções compiladas pela Bloomberg.