Oliveira é alvo da Operação Ícaro, conduzida pelo Ministério Público de São Paulo. Ele foi preso em sua chácara em Santa Isabel, acusado de participar de um esquema de corrupção que movimentou mais de R$ 1 bilhão em propinas pagas a auditores fiscais (leia mais abaixo).
Quem é Sidney Oliveira?
Nascido em 1953, em Nova Olímpia, no interior do Paraná, Aparecido Sidney de Oliveira começou a trabalhar aos nove anos como balconista de farmácia para ajudar a família. É o mais velho de 11 irmãos de um casal de trabalhadores rurais.
Com espírito empreendedor, adquiriu sua primeira farmácia na juventude e, ao longo dos anos, construiu uma rede de cerca de 12 lojas regionais, que vendeu antes de se mudar para São Paulo na década de 1980.
Na capital paulista, criou a rede Drogavida em 1998. A iniciativa, entretanto, não resistiu à concorrência de grandes grupos e acabou sendo vendida pouco depois.
Ponto de virada
O ponto de virada veio em 2000, quando o governo brasileiro regulamentou os medicamentos genéricos. Percebendo a oportunidade, Sidney fundou a Ultrafarma com um modelo de negócios que combinava preços agressivos, vendas pela internet e televendas, além de entrega domiciliar.
A estratégia rendeu resultados: cerca de 70% das vendas passaram a ser realizadas por canais digitais. Por consequência, a empresa construiu uma base de mais de 1 milhão de clientes. As lojas físicas permaneceram restritas à zona sul de São Paulo, reforçando o foco na operação online.
Diversificação do portfólio
Ao longo dos anos, o empresário diversificou o portfólio. Em 2014, lançou a linha de vitaminas “Sidney Oliveira”, produzida nos Estados Unidos e na Europa, e, em 2019, criou o modelo de franquias Ultrafarma Popular, que já soma centenas de unidades no país.
Conhecido por seu estilo centralizador, o empresário transformou-se na cara do próprio negócio. As campanhas de publicidade de seu negócio têm o próprio Sidney Oliveira como garoto-propaganda.
De acordo com o site da Ultrafarma, a empresa é atualmente é a líder do comércio eletrônico farmacêutico no Brasil, com mais de 4 milhões de clientes ativos e mais de 15 mil produtos disponíveis para venda por meio de seu e-commerce e de suas lojas.
Em 2023, inaugurou o canal Ultrafarma TV, que mistura conteúdo comercial, programação religiosa e eventos como missas transmitidas ao vivo. Católico, Sidney também se envolveu em projetos sociais e na preservação do Cristo Redentor, além de apoiar hospitais e iniciativas do Sistema Único de Saúde (SUS).
Sob investigação
O empresário Sidney Oliveira foi preso nesta terça-feira (12) em sua chácara em Santa Isabel (SP) no âmbito da Operação Ícaro, conduzida pelo Ministério Público de São Paulo. A investigação apura o pagamento de mais de R$ 1 bilhão em propinas a auditores fiscais em troca de facilitação de créditos tributários para empresas do varejo.
A prisão preventiva representa um revés significativo para o empresário, que, por décadas, foi símbolo de inovação no mercado de medicamentos genéricos e referência em estratégias de vendas no e-commerce farmacêutico brasileiro.