A International Paper anunciou nesta quinta-feira (21) que venderá a divisão global de fibras de celulose por US$ 1,5 bilhão, como parte de sua estratégia de foco em soluções de embalagens sustentáveis.

A unidade da International Paper, que produz a celulose usada em itens como lenços de papel e fraldas, será vendida para a empresa de private equity American Industrial Partners. A venda deve ser concluída até o final do ano, de acordo com um comunicado divulgado nesta quinta.

A diretoria da International Paper informou em outubro passado que analisaria alternativas para seu negócio global de celulose, que conta com 3.300 funcionários e 9 fábricas, e gerou uma receita de US$ 2,8 bilhões em 2024.

A International Paper também anunciou mudanças em sua unidade de soluções de embalagem na América do Norte, que reduzirão a capacidade anual da empresa de produzir papel-cartão para embalagens — o material que compõe caixas e outras embalagens — em cerca de um milhão de toneladas.

As fábricas em Savannah e Riceboro, Geórgia, fecharão em fases até o final de setembro. Enquanto isso, um investimento de US$ 250 milhões para produzir papel-cartão para embalagens em uma fábrica no Alabama está previsto para ser concluído no terceiro trimestre de 2026.

As mudanças devem impactar cerca de 1.100 trabalhadores, informou a liderança da International Paper.

International Paper com foco em eficiência

As empresas de embalagem têm se concentrado na eficiência, já que as margens estão pressionadas pelos altos custos operacionais em fábricas mais antigas e pela baixa demanda, em parte porque empresas e consumidores estão reduzindo gastos em meio à incerteza tarifária.

A International Paper relatou no mês passado que as remessas diárias de caixas para os EUA no segundo trimestre caíram 5% em relação ao ano anterior.

A International Paper está em “transição para uma estratégia de valor em vez de volume”, de acordo com os analistas da Bloomberg Intelligence, Richard Bourke e Ryan Fox.

“Embora difíceis, essas decisões são essenciais para posicionar a International Paper para o sucesso a longo prazo, permitindo-nos focar nas regiões, clientes e produtos onde podemos criar mais valor”, disse Tom Hamic, presidente da divisão de Soluções de Embalagem da International Paper na América do Norte.