Os candidatos devem ser companhias aéreas ou grupos liderados por companhias aéreas, com receitas anuais superiores a 5 mil bilhões de euros (US$ 5,9 bilhões) em pelo menos um dos últimos três anos.
As autoridades avaliarão também o plano estratégico de crescimento dos candidatos, preço oferecido e os compromissos de expansão da frota da TAP.
A companhia vencedora deverá também expandir as rotas para os Açores, Madeira e países de língua portuguesa.
O governo do primeiro-ministro Luís Montenegro planeja vender uma participação de 49,9% na TAP, com 5% reservados aos funcionários.
Interessados na TAP
As maiores companhias aéreas de serviço da Europa — Air France-KLM, Deutsche Lufthansae a IAG — manifestaram interesse na TAP.
A TAP é a maior operadora europeia com conexões aéreas para o Brasil, e tem forte presença na África e em rotas para a América do Norte.
Uma tentativa anterior de privatizar a TAP foi adiada no início deste ano, depois que o parlamento derrubou o governo minoritário de centro-direita.
A coalizão governista venceu as eleições antecipadas de maio, mas ainda governa com uma minoria de assentos. Seu plano de vender quase 50% da TAP visa reduzir a potencial resistência da oposição.
A companhia aérea transportou 16 milhões de passageiros no ano passado, um aumento de 1,6% em relação a 2023.
A TAP teve lucro em 2022 pela primeira vez em cinco anos e manteve-se lucrativa desde então.