A fabricante de chips dos Estados Unidos foi enquadrada por violação às regulamentações antitruste, após a aquisição do fabricante de equipamentos de rede Mellanox Technologies. A informação é a Administração Estatal para a Regulação do Mercado, após a conclusão de uma investigação preliminar.
O anúncio surgiu quando as autoridades americanas e chinesas se dirigiam para o segundo dia de negociações sobre tarifas em Madri, que podem moldar a relação entre as duas maiores economias do mundo.
No fim de semana, a China também informou que iria iniciar uma investigação antidumping visando um tipo de semicondutor fabricado por empresas dos EUA, como a Texas Instruments.
O regulador não especificou que tipo de medidas pretende adotar contra a Nvidia, e acrescentou que investigará a empresa mais a fundo. A Nvidia não respondeu ao pedido de entrevista.
Nvidia no centro de negociações
A Nvidia se viu este ano no centro de negociações delicadas entre Pequim e Washington, devido ao papel central da empresa no avanço de tecnologias, como a inteligência artificial.
A empresa domina o mercado de chips essenciais para o desenvolvimento e operação de serviços de IA em empresas como a Meta Platforms e a DeepSeek.
Em dezembro, Pequim abriu uma investigação sobre a aquisição da Mellanox pela Nvidia, mirando a empresa mais valiosa do mundo.
Pequim aprovou o acordo de aquisição de US$ 7 bilhões há quatro anos, sob a condição de que a Nvidia não discriminasse empresas chinesas.
O governo dos EUA, então, implementou regulamentações que proibiam a Nvidia de vender chips de IA mais avançados para empresas chinesas, incluindo o H100, devido ao que chamou de preocupações com a segurança nacional.
A Nvidia redesenhou seus chips pelo menos duas vezes para que estivessem em conformidade com as regulamentações americanas e pudesse vendê-los no país.
A decisão inicial desta segunda-feira (15) ocorre semanas depois que o governo Trump concordou em permitir que a Nvidia e a Advanced Micro Devices vendessem alguns dos seus procurados chips de IA a empresas chinesas.
No entanto, Pequim tem pressionado empresas e agências locais a evitar o acelerador H20 da Nvidia, citando preocupações de segurança.
Não está claro qual seria o impacto do anúncio do regulador de Pequim em Madri. O primeiro dia das negociações durou quase seis horas, de acordo com um alto funcionário do Tesouro americano, e abrangeram tópicos que iam do TikTok ao comércio e à economia global.
Havia também a expectativa de que as autoridades preparassem o terreno para uma potencial reunião entre os presidentes Donald Trump e Xi Jinping já em outubro, quando os líderes devem participar de uma cúpula na Coreia do Sul.
Trump disse a repórteres no domingo que as negociações estão “indo bem”, mas que o destino do TikTok será determinado pelas ações de Pequim.