O cofundador da Ben & Jerry’s, Jerry Greenfield, está se demitindo da empresa de sorvetes que fundou em 1978, alegando que a liberdade da marca de se manifestar sobre questões sociais foi sufocada pela empresa-mãe, Unilever.

“Não posso mais, em sã consciência, e depois de 47 anos, continuar como funcionário da Ben & Jerry’s”, disse Greenfield em uma carta publicada no site Free Ben & Jerry’s. “A Ben & Jerry’s foi silenciada e marginalizada por medo de incomodar os que estão no poder.”

A decisão ocorre em um momento delicado para a Unilever, que vem cortejando investidores enquanto se prepara para listar sua unidade de sorvetes como uma empresa de capital aberto em meados de novembro. O Financial Times foi o primeiro a noticiar a carta e os planos de Greenfield.

Fusão da Unilever com a Ben & Jerry’s

A Ben & Jerry’s há muito tempo se manifesta abertamente em questões sociais e políticas. Quando a Unilever comprou a marca em 2000, a Ben & Jerry’s negociou um acordo de fusão detalhado para proteger seu direito de se manifestar, que incluía a criação de um conselho independente para supervisionar sua missão social.

Nos últimos anos, o relacionamento entre a Unilever e o conselho independente da Ben & Jerry’s se agravou. Agora, o conselho está processando a Unilever nos EUA pelo que considera tentativas de restringir sua liberdade.

“É profundamente decepcionante chegar à conclusão de que essa independência, a base da nossa venda para a Unilever, desapareceu”, disse Greenfield na carta.

Greenfield está se afastando do cargo de embaixador da marca, que era remunerado.

“Discordamos da perspectiva dele [de Jerry] e buscamos envolver os dois cofundadores em uma conversa construtiva sobre como fortalecer a poderosa posição baseada em valores da Ben & Jerry’s no mundo”, disse um porta-voz da Magnum por e-mail.

Greenfield e o cofundador Ben Cohen afirmaram que querem recomprar a marca.

Cohen disse à Bloomberg este mês que há um grupo de investidores “capaz e pronto” para fazer uma oferta pela Ben & Jerry’s. “O único problema é que a Unilever e a Magnum declararam que não estão abertas a isso.”

Cohen protestou em frente ao estabelecimento londrino onde a nova unidade, agora chamada The Magnum Ice Cream Company.

O CEO da Magnum, Peter ter Kulve, afirmou que a marca Ben & Jerry’s não está à venda e está totalmente integrada à Unilever.